3. UBI cria site destinado a brasileiros

UBI cria site destinado a brasileiros

•   09 de abril de 2014

No seguimento da aprovação do Estatuto do Estudante Internacional, a Universidade da Beira Interior está a criar sites específicos dirigidos a potenciais candidatos. O primeiro site destina-se a alunos brasileiros, por ser esta uma das maiores comunidades de estudantes estrangeiros na UBI, cerca de 60 estudantes, mas também porque é o país com mais protocolos com a UBI.

Ficheiro com o nome: brasil_portugal

Neste momento, existem 50 protocolos com universidades brasileiras que visam, de uma forma geral, o intercâmbio de recursos e humanos, parcerias no ensino e na investigação, entre outros. A título de exemplo, refira-se que esta semana visita a UBI a reitora da Universidade de Roraima,Profª Gioconda Martinez.

O site, que pode ser consultado em brasil.ubi.pt, inclui informação sobre a oferta de cursos da UBI, a ponderação das várias provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) na seriação dos candidatos, alojamento e alimentação na UBI, regulamentos e vistos, bolsas, informação útil sobre a cidade e a região e ainda testemunhos de alunos brasileiros que estudaram na UBI.

Para o vice-reitor para o Ensino e Internacionalização, João Canavilhas, “Por razões históricas e pela visibilidade que têm os grandes centros urbanos, existe uma certa tendência para os estudantes estrangeiros procurarem as grandes cidades portuguesas. O lançamento destes sites procura mostrar outra faceta do ensino superior português: uma pequena universidade que oferece excelentes condições para estudar e investigar, graças às condições e ao corpo docente; uma cidade de pequena/média dimensão segura e com um custo de vida mais baixo; uma região de grande beleza, com um vasto património histórico e com uma localização geográfica privilegiada na Península Ibérica".

As candidaturas para alunos estrangeiros começam no dia 2 de maio, na plataforma online da Universidade. Em breve será publicado o regulamento do estudante Internacional na UBI e, na próxima reunião do Conselho Geral, será fixada a propina para estes estudantes.

•   UBI
Data da última atualização: 2014-04-09