Está tudo a postos para receber os novos alunos na Universidade da Beira Interior. A porta principal da instituição abre de manhã e todo um circuito está traçado para que alunos e pais sejam esclarecidos e encaminhados sem contratempos. Segunda e terça-feira as portas são abertas às 7h30 da manhã, nos restantes dias às 9h00.
Quem pretender fazer a candidatura à bolsa poderá fazê-lo junto dos Serviços de Ação Social da UBI (SASUBI). Para além das bolsas concedidas pela universidade, pagas diretamente pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os alunos dos concelhos da Covilhã, Vila Velha de Ródão, Fundão e Penamacor podem também concorrer às bolsas concedidas por organismos dos respectivos concelhos.
Os municípios da Covilhã e de Vila Velha de Ródão comprometem-se a pagar três bolsas anuais no valor da propina aprovada para cada ano a estudantes do concelho dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Eletromecânica.
A Câmara Municipal do Fundão irá atribuir também três bolsas destinadas a alunos do concelho do Fundão que ingressem nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia Eletromecânica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
O Instituto Pina Ferraz vai entregar 10 bolsas a alunos do concelho de Penamacor, cinco das quais se destinam a alunos de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Eletromecânica. As cinco restantes serão entregues independentemente do curso.
Para além destes organismos, outras empresas irão fazer atribuição de bolsas a alunos da Universidade da Beira Interior, num total de 10 para cada curso de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Eletromecânica.
Para se candidatarem às bolsas das autarquias os novos alunos apenas têm de se dirigir aos Serviços de Ação Social, no local da matrícula, preencher o formulário e entregá-lo, posteriormente, na respetiva autarquia. No que respeita às bolsas das empresas e Instituto Pina Ferraz preenchem o formulário disponibilizado pelos SASUBI onde terão de o entregar até ao dia 26 de setembro.
Para além das bolsas de estudo, os Serviços de acção Social concedem ainda apoios em outras modalidades: acesso aos serviços de alimentação e alojamento, aos serviços de saúde, às infraestruturas de apoio às atividades culturais e desportivas, bem como a outros serviços, designadamente, apoio psicológico e empreendedorismo social.
Depois da sala dos SASUBI, os novos alunos seguem para a criação do cartão de estudante e são encaminhados para os Serviços Académicos, onde o processo de matrícula será concluído.
Os núcleos dos vários cursos e actividades culturais e desportivas marcarão também presença, uma forma de darem a conhecer as suas valências e prestarem esclarecimento sobre o seu funcionamento
Cada Departamento/Curso realizará, oportunamente, as sessões de boas-vindas e apresentação da Universidade.
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