Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Alunos da UBI vencem prémio de Design

Alunos da UBI vencem prémio de Design

  • NOTÍCIA
  •   30 de julho de 2015  

Os alunos Helder Gutiérrez e Fábio Pereira, do mestrado em Design, venceram o prémio da Design and Design com o trabalho “Dez” que desenvolveram este ano no âmbito do projeto “Agricultura Lusitana”, promovido pelas Aldeias de Xisto.

Ficheiro com o nome: eunique

 

Sob orientação do docente Afonso Borges, os dois alunos desenvolveram um conjunto de três pratos de porcelana com diâmetros de 25,5cm, 22,5cm e 17,2cm. O respetivo protótipo foi produzido por impressão 3D em termoplástico ABS, a partir de um molde em madeira de pinho com o negativo da peça.

As tradições históricas da Aldeia das Dez, tais como o entalhamento e o douramento, que remontam ao século XVIII, foram reinterpretadas e aplicadas num conjunto contemporâneo e funcional de pratos. A composição orgânica partilha com os entalhes o jogo de volumes. Os acabamentos vidrados e pintados combinam com o branco natural da própria porcelana. Relacionando o artesanato local com a indústria, 10 demonstra uma perspetiva original das tradições da Aldeia das Dez.

Os trabalhos estiveram em exposição na EUNIQUE 2015 - INTERNATIONAL FAIR FOR APPLIED ARTS AND DESIGN, em Karlsruhe, na Alemanha, no passado mês de maio. O projeto envolveu cerca de 150 pessoas, vindas de 9 escolas superiores de design nacionais, 22 ateliers de craft e uma equipa de design, que foram convidados a imergirem na realidade das aldeias e a inspirarem-se no contexto dos lugares para, a partir daí, criarem objetos significantes da memória e da identidade da cultura lusa, dos valores do território e do espírito português.

Reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é a linha de atuação das Aldeias de Xisto para criar valor social e económico no território.

Design and Design é uma plataforma independente desenvolvida pelo designer franco-alemão Marc Praquin, que tem como objetivo divulgar e promover o trabalho e o talento de jovens designers internacionalmente.

 

 

mais informação:

Design and Design

Aldeias de Xisto | Agricultura lusitana

Design Industrial UBI

  •   UBI
Data da última atualização: 2015-07-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.