3. UBI destaca-se no Air Cargo Challenge

UBI destaca-se no Air Cargo Challenge

•   24 de agosto de 2015

A AERO@UBI Team conseguiu o quinto lugar no “Air Cargo Challenge” que este ano foi o mais renhido de sempre com o nível dos projetos cada vez mais elevado. A equipa da UBI destacou-se com uma aeronave especializada, na vanguarda da tecnologia, no encontro que teve lugar em Stuttgart, na Alemanha, entre os dias 6 e 11 de Agosto de 2015.

Ficheiro com o nome: acc2015

O “Air Cargo Challenge” é uma competição internacional que conta com a presença de grandes universidades por toda a Europa, Ásia, América, entre outras; está destinada a estudantes universitários de engenharia, cuja finalidade consiste em projetar e conceber uma aeronave optimizada, com tecnologia de ponta, procurando-se maximizar o peso de carga útil de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento anual da competição.

O historial da UBI nesta competição remonta ao ano de 2003, onde na 1.ª edição do “Air Cargo Challenge” a equipa arrecadou o 1.º lugar do pódio. Na 2.ª edição, um honroso 3.º lugar e já na 3.ª edição, em 2007, foi conquistado novamente o 1.º lugar, o que permitiu à UBI ser anfitriã na edição seguinte. Novamente em 2011, na 1.ª edição Mundial (não apenas Europeia), a UBI conquistou o 1º lugar da competição (com uma carga útil de 11,05 kg num RPAS de apenas 1,88 Kg), contra fortes equipas concorrentes como a da universidade de Munique (2º lugar, com apenas 7,9 kg de carga útil) e equipas Asiáticas igualmente competitivas. Assim sendo, coube à academia beirã organizar uma vez mais esta competição no ano de 2013.

A edição Mundial do “Air Cargo Challenge” de 2015, contou com a presença de 30 equipas seleccionadas entre as melhores, provenientes de mais de 16 países. O primeiro lugar coube à Universidade de Zagreb (Croácia), o segundo lugar à Universidade de Munique, o terceiro à Universidade Piza e o quarto foi arrecadado por uma universidade chinesa.

•   UBI
Data da última atualização: 2015-08-24