Os compromissos, assinados pelo diretor-geral do INAGBE, Moisés Kafala Neto, e por António Fidalgo e João Gabriel Silva, reitores da UBI e Universidade de Coimbra, respetivamente, têm como objetivo, entre outros, a formação de quadros angolanos.
Na cerimónia de assinatura, na qual esteve também presente a ministra-conselheira Isabel Godinho, em representação do embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, considerou ser “uma prova inequívoca que a formação do homem constitui uma prioridade do Governo de Angola”.
Para o diretor-geral do INAGBE, “apesar de algumas limitações, Angola tem a noção de que é imperioso estimular o ensino superior”, apontando que o país prevê formar “um número considerável de quadros em áreas como engenharia, tecnologia e saúde, com um padrão de qualidade aceitável”.
O reitor da António Fidalgo a Beira Interior mostrou-se “orgulhoso por Angola continuar a apostar na formação do capital humano” e comprometeu-se a criar vagas para a frequência de cursos de graduação e pós-graduação de estudantes angolanos bolseiros do INAGBE.
A comitiva do INAGBE foi recebida pelo Reitor António Fidalgo e pelo Vice-reitor, João Canavilhas, na reitoria, tendo em seguida visitado a Faculdade de Engenharia, com a qual ficaram “agradavelmente surpreendidos pela qualidade das instalações e pela investigação desenvolvida na Faculdade” salientou um dos membros.