Nuno Dias apresentou a dissertação com o título “Representatividade dos exercícios de treino em relação ao jogo no futsal”, com o qual procurou avaliar a relação entre os contextos em que ocorreram os golos marcados e sofridos ao longo de uma época desportiva e os pesos dados aos conteúdos de treino e respetivas tarefas ao longo da mesma época. Os resultados realçaram uma grande relação entre o tempo dispendido em cada conteúdo de treino e os golos marcados, não identificando nenhuma relação entre golos sofridos e tempo dispendido em cada conteúdo de treino.
Já Paulo Luís defendeu “Controlo do treino e avaliação do desempenho em futsal” que teve por objetivo testar a utilização de um método de controlo de treino e jogo, com o intuito de melhorar a objetividade na compreensão da relação entre estes dois contextos. O método utilizado consistiu no registo da presença dos jogadores em campo no momento em que a equipa marcou ou sofreu golos, de modo a avaliar a contribuição de cada jogador para o objetivo final da equipa. Este método de controlo do treino permitiu identificar os pontos fortes e fracos de cada jogador e os exercícios em que se obteve mais sucesso. Foi ainda possivel verificar que o exercício de treino em que o desempenho dos jogadores mais se relacionou com o tempo de jogo de cada jogador foi o 1x1.
O docente da UBI Bruno Travassos, orientador de ambas as dissertações, referiu que "para além dos resultados obtidos em cada uma das dissertações, as dúvidas que delas surgiram ao longo da sua concretização e as reflexões realizadas pelos alunos e ambos treinadores experientes de elevado nível são, de facto, bastante importantes para o desenvolvimento do treino e formação dos treinadores de futsal. A presença do selecionador nacional de futsal Jorge Braz nestas provas é o reflexo da importância das mesmas e da importante transferência de conhecimento que se pretende entre academia e treino."
Bruno Travassos salientou ainda que o facto de ter dois alunos de mestrado que são figuras do desporto nacional “é sempre importante e motivo de orgulho para o Departamento, uma vez que é o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido. Para além da visibilidade que trazem ao próprio curso, é acima de tudo um incentivo para os alunos da área, que constatam que o aprendido tem aplicação prática futura.”.