Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Estudante de Aeronáutica convocado para o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem

Estudante de Aeronáutica convocado para o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem

  • NOTÍCIA
  •   01 de junho de 2016  

João Amorim vai na próxima semana competir em três provas no mundial que se disputa em Montemor-o-Velho. No início de época, a participação não era sequer um objetivo.

Ficheiro com o nome: joao_amorim

 

João Amorim, estudante do 1.º ano do Mestrado Integrado em Aeronáutica da UBI, é um dos convocados para a Seleção Nacional que na próxima semana disputa o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem. A prova vai decorrer em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, entre 7 e 10 de junho, e o atleta que no ano passado se sagrou campeão do mundo de maratona em Canoagem, no escalão júnior, não ficou surpreendido com a convocatória.

No entanto, a ida ao Mundial não era um objetivo no início da época, porque a competição estava agendada para o México e só recentemente a organização foi entregue a Portugal, circunstância que impede o estudante da UBI de estar preparado a 100 por cento. Existe sim a vontade de “tentar fazer o melhor”.

“Ao México possivelmente ninguém iria por causa dos custos e não estava a pensar nisso. Quando o meu treinador me disse que tinha sido alterado para Portugal, aí vi que tinha hipótese, até porque o apuramento aconteceu numa prova que me tinha corrido bem”, explica João Amorim. 

No Campeonato do Mundo vai participar em três provas. Duas em embarcações de quatro elementos, nas distâncias de 200 e 1.000 metros. Remará sozinho em Velocidade, numa distância de 500 metros. “Já estive na seleção em Velocidade e consegui bons resultados, mas não sei o que esperar. Vai ser um desafio porque é aí que podem aparecer os grandes atletas”, confessa.

A participação no Mundial surge numa altura em que João Amorim praticamente deixou as provas internacionais. O objetivo dos próximos anos é apostar na formação universitária, aproveitando a vantagem de ter entrado no curso “que queria e há muitos anos”, como salienta.

“Na última época tive bons resultados. Este ano podia tentar manter o nível elevado, mas preferi focar-me mais nos estudos. Não treino tanto e, por isso, fiquei de fora de algumas competições, também por opção”, explica. Ainda assim, em Portugal, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Nacional Universitário. 

João Amorim, 18 anos, natural de Ponte de Lima, e atleta do Clube Náutico Local, pratica canoagem deste 2008. Nesta zona do Minho a modalidade tem uma forte implementação, fruto de bons resultados alcançados por canoístas como Fernando Pimenta. Para o estudante que tem na Aeronáutica outra paixão antiga, remar é uma coisa que simplesmente gosta de fazer. “Não só pela competição, mas pelo prazer que me dá remar ao ar livre”, conclui.

  •   UBI
Data da última atualização: 2016-06-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.