Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI colabora com projeto que procura desvendar segredos do universo

UBI colabora com projeto que procura desvendar segredos do universo

  12 de julho de 2016  

Img:

O ​Centro de Matemática e Aplicações está a participar no Projeto Euclid, que ​empregará um satélite espacial ​para mapear 40 por cento ​do universo e 2.000 galáxias.

O docente e investigador do Departamento de ​Física da Universidade da Beira Interior (UBI), Paulo Moniz, é um dos portugueses envolvidos na Missão Espacial Euclid, um projeto internacional que tem como propósito desvendar um pouco mais dos segredos do universo, nomeadamente sobre a aceleração da sua expansão.

“A minha participação surgiu na sequência do convite de Ismael Tereno, coordenador científico da equipa nacional do Euclid. Atualmente, a UBI é parceira através do Centro de Matemática e Aplicações”, explica Paulo Moniz.

Dessa forma, investigadores do CMA​, em particular, poderão participar num projeto que representa “um grande esforço de um grande consórcio de nações”, segundo o docente da UBI da área da Física e que trabalha conceitos de cosmologia, altas energias e supercordas, entre outros.

A presença da UBI é sobretudo “prestigiante”, destaca Paulo Moniz, uma vez que o Euclid vai procurar clarificar uma das muitas questões que assolam a ciência e a filosofia desde sempre.

“A partir do mapeamento da matéria ​e energia escura ​que compõem o universo, vamos tentar perceber como é que ele se formou​, ​tal como o conhecemos. Permitirá determinar se a matéria ​e ou a energia ​escura vai decair e​ ​​se ​o universo ​vai expandir-se ​de forma mais rápida (ou não) ​e se as galáxias vão continuar ​com as suas atuais modalidades de agregação de matéria que observamos”, salienta o docente.

A investigação da UBI vai centrar-se na construção de modelos matemáticos em torno d​e propostas de modificação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Estes serão testados com os dados obtidos no âmbito do Euclid, e ​concertados com os dados de missões como a Planck 2015 e resultados obtidos no HLC.

O Projeto Euclid, lançado em 2012 pela Agência Espacial Europeia, ​envolve um telescópio que, a partir de 2020, ​terá como objetivo fazer ​um inventário do universo, com uma exatidão até hoje nunca alcançada.

Trata-se da maior colaboração de sempre da área da Astronomia, integrando mais de 1.000 investigadores de uma dezena de países da Europa e dos EUA. Além da participação da UBI, em Portugal tem como afiliados centros das universidades do Porto e Lisboa.

 

Mais informação

CMA – Centro de Matemática e Aplicações

Projeto Euclid

Créditos da Imagem: ESA/C. Carreau

 

Partilhar

Data da última atualização: 2016-07-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.