3. UBI colabora com projeto que procura desvendar segredos do universo

UBI colabora com projeto que procura desvendar segredos do universo

12 de julho de 2016

O ​Centro de Matemática e Aplicações está a participar no Projeto Euclid, que ​empregará um satélite espacial ​para mapear 40 por cento ​do universo e 2.000 galáxias.

O docente e investigador do Departamento de ​Física da Universidade da Beira Interior (UBI), Paulo Moniz, é um dos portugueses envolvidos na Missão Espacial Euclid, um projeto internacional que tem como propósito desvendar um pouco mais dos segredos do universo, nomeadamente sobre a aceleração da sua expansão.

“A minha participação surgiu na sequência do convite de Ismael Tereno, coordenador científico da equipa nacional do Euclid. Atualmente, a UBI é parceira através do Centro de Matemática e Aplicações”, explica Paulo Moniz.

Dessa forma, investigadores do CMA​, em particular, poderão participar num projeto que representa “um grande esforço de um grande consórcio de nações”, segundo o docente da UBI da área da Física e que trabalha conceitos de cosmologia, altas energias e supercordas, entre outros.

A presença da UBI é sobretudo “prestigiante”, destaca Paulo Moniz, uma vez que o Euclid vai procurar clarificar uma das muitas questões que assolam a ciência e a filosofia desde sempre.

“A partir do mapeamento da matéria ​e energia escura ​que compõem o universo, vamos tentar perceber como é que ele se formou​, ​tal como o conhecemos. Permitirá determinar se a matéria ​e ou a energia ​escura vai decair e​ ​​se ​o universo ​vai expandir-se ​de forma mais rápida (ou não) ​e se as galáxias vão continuar ​com as suas atuais modalidades de agregação de matéria que observamos”, salienta o docente.

A investigação da UBI vai centrar-se na construção de modelos matemáticos em torno d​e propostas de modificação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Estes serão testados com os dados obtidos no âmbito do Euclid, e ​concertados com os dados de missões como a Planck 2015 e resultados obtidos no HLC.

O Projeto Euclid, lançado em 2012 pela Agência Espacial Europeia, ​envolve um telescópio que, a partir de 2020, ​terá como objetivo fazer ​um inventário do universo, com uma exatidão até hoje nunca alcançada.

Trata-se da maior colaboração de sempre da área da Astronomia, integrando mais de 1.000 investigadores de uma dezena de países da Europa e dos EUA. Além da participação da UBI, em Portugal tem como afiliados centros das universidades do Porto e Lisboa.

CMA – Centro de Matemática e Aplicações

Projeto Euclid