A Universidade da Beira Interior (UBI) vai investir 400 mil euros para facilitar o acesso dos cidadãos aos seus serviços através do Portal do Cidadão, contribuir para o aumento da utilização da Chave Móvel Digital e racionalização de custos no âmbito da utilização dos telefones e manutenção de computadores.O Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020) vai apoiar financeiramente estas intervenções com fundos europeus, para as quais aprovou três operações que totalizam o referido valor.
Na operação “Prestação Digital de Serviços Públicos para disponibilização no Portal do Cidadão” serão criadas as ferramentas para permitir o acesso a serviços da UBI através dessa plataforma governamental. Está previsto que os alunos tenham acesso a partir dali a documentos da UBI e que as alterações feitas no Portal – como mudança de morada, por exemplo – se tornem automaticamente do conhecimento dos serviços da Universidade.
Já a operação “Autenticação.gov” pretende que a utilização da Chave Móvel Digital (CMD) seja integrada nos sistemas da UBI.Desta forma, a instituição de Ensino Superior irá dar um contributo para a progressiva implementação deste modelo de acesso, que inclui um login e password de acesso a vários serviços públicos, e que o Estado pretende generalizar.
Ainda no âmbito desta operação, a UBI irá também integrar o Sistema de Certificação de Atributos profissionais, que tem como objetivo centralizar e, depois, disponibilizar aos utilizadores informação acerca do percurso académico e profissional, facilitando o acesso a estes dados por parte de instituições.
Por último, a operação “Racionalização das Comunicações e Virtualização de Desktops”, tem duas vertentes. Serão adquiridos telefones usando a tecnologia VoIP, para melhorar a qualidade do serviço e reduzir custos. Será ainda realizado um investimento na aquisição de computadores no âmbito do subprojecto “Virtualização de Desktops”, que vai melhorar as operações de manutenção e, assim, minimizar os custos associados a esta tarefa.