3. Prémio de empreendedorismo espanhol para ex-aluna de Bioquímica

Prémio de empreendedorismo espanhol para ex-aluna de Bioquímica

•   27 de outubro de 2016

Sofia Mendes criou, juntamente com outra investigadora espanhola, uma empresa de consultoria científica que foi considerada a melhor entre mil concorrentes.

Ficheiro com o nome: premio_bioq

O Prémio Juzz Mujer, que distingue projetos de empreendedorismo em Espanha, foi entregue este ano a uma diplomada em Bioquímica pela Universidade da Beira Interior (UBI).

Sofia Mendes concluiu a licenciatura e mestrado na Covilhã e é agora bolseira da Universidade de Santiago.

Nesta instituição de Ensino Superior da Galiza, conheceu Matilde Durán, com quem desenvolveu a empresa Sadvia, uma consultora científica que lhes valeu o primeiro lugar no concurso patrocinado pelo Banco Santander.

O prémio, no valor de 20.000 euros, reconhece a mais-valia de um projeto de assessoria criado há cerca de um ano para servir de ponte entre empresas e investigadores.

Ou seja, providencia o contacto entre uma entidade que necessite de inovação para os seus produtos e os cientistas que podem contribuir para esse objetivo.

Por um lado, permite às empresas saber onde procurar quem os ajude a desenvolver-se e, por outro, possibilita que os investigadores alcancem novas formas de financiamento.

Este trabalho, desenvolvido com Matilde Durán, da Extremadura espanhola, foi considerado a melhor iniciativa de empreendedorismo feminino concorrente ao Prémio Juzz Mujer, que este ano teve mais de mil concorrentes de toda a Espanha.

Foto: Universidade de Santigo de Compostela

•   UBI