3. Universidade de Verão com 120 alunos do Secundário de todo o país

Universidade de Verão com 120 alunos do Secundário de todo o país

•   03 de julho de 2017

Prolonga-se até sexta-feira a edição deste ano, que vai mostrar a UBI e a região a estudantes do Secundário.

Ficheiro com o nome: universidade_verao2017

A partir de hoje, e ao longo desta semana, cerca de 120 estudantes do Ensino Secundário, provenientes de todas as regiões do país, vão ter oportunidade de conhecer a Universidade da Beira Interior (UBI), bem como a região envolvente. A atual edição da Universidade de Verão da UBI funciona este ano em novos moldes, devido ao envolvimento de todas as faculdades da UBI, que desenvolveram programas específicos em complemento ao programa comum.

A iniciativa conta com o empenho de cerca de 300 pessoas, de docentes a funcionários das cinco faculdades da UBI e dos SASUBI. Os diversos departamentos desenvolveram um total de 28 atividades preparadas para ir ao encontro dos interesses científicos dos participantes, no âmbito das quais vão ter oportunidade de contactar com experiências e conhecimentos científicos, de uma forma diferente daquilo a que estão habituados enquanto alunos do Secundário.

Combinando ciência com aspetos que os participantes identificam no seu quotidiano, os inscritos na Faculdade de Ciências vão poder conhecer “Gastronomia Molecular” ou “Matemática com pipocas: uma jornada matemática pelo grande ecrã”. Na Faculdade de Engenharia podem experimentar “Engenharia Aeronáutica: O projeto de aeronaves - aeronaves não tripuladas” ou “Design de moda e as tecnologias digitais: da conceção à produção (Design de moda – conceção)”, além de workshops de programação com Arduino ou prototipagem de aplicações móveis e digitalização 3D de objetos do quotidiano e sua impressão. Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas há “Experiências de Psicologia em Laboratório” e a atividade “Ideias de Negócio” ou “Aroma de Arlequim: Retratos sociológicos de figuras humorísticas”. “Desenhar e animar (Workshop de desenho e animação digital)” e “Fazer cinema (O Despertar da Força)” são propostas da Faculdade de Artes e Letras. Na Faculdade de Ciências da Saúde, os participantes vão ser “Médico por 1 tarde”, investigar no “Medical Sherlock Júnior” e participar no “Práticas Farmacêuticas – Como Fazer um Medicamento”.

Com a abertura das suas salas de aula e laboratórios, a UBI pretende ajudar os jovens a descobrir ou confirmar a sua vocação profissional, como de resto acontece com as inúmeras ações que desenvolve ao longo do ano para aqueles que, no futuro, vão concorrer ao Ensino Superior.

A Universidade de Verão inclui ainda atividades destinadas a mostrar a cidade e a região da Serra da Estrela, que também fazem parte da experiência universitária de quem estuda na UBI. Vão decorrer o Team Building, pela AAUBI, uma Noite de Cinema na Cinubiteca da UBI, uma tarde de convívio na Piscina Praia da Covilhã e a Sunset Party e Astronomia, a ter lugar na Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela. No final, os 120 jovens recebem os Diplomas, na Sala dos Atos, um dos locais mais nobres da Reitoria.

O sucesso nas candidaturas à Universidade de Verão deste ano poderá originar a realização de duas edições em 2018.

Website Universidade de Verão

•   UBI