Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Prémio da Associação Nacional de Farmácias para projeto desenvolvido na UBI

Prémio da Associação Nacional de Farmácias para projeto desenvolvido na UBI

  • NOTÍCIA
  •   25 de outubro de 2017  

“Rede das Farmácias Amigas do Viajante” venceu o Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia 2017.

Ficheiro com o nome: premio-joao-cordeiro2

 

Um projeto desenvolvido no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB), com sede na UBIMedical, por docentes da Universidade da Beira Interior (UBI), foi o vencedor do Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia 2017, promovido pela Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Denominada “Rede das Farmácias Amigas do Viajante”, a ideia proposta pelos docentes João Luís Baptista (Faculdade de Ciências da Saúde) e Nuno Pombo (Faculdade de Engenharia) representará uma melhoria nas condições de segurança para a saúde de quem se desloca ao estrangeiro, nomeadamente a países onde é necessário ter cuidados mais rigorosos.

João Luís Baptista, docente especialista em Medicina Tropical e na área da consulta do viajante elaborou o projeto que se sustenta numa plataforma digital e numa aplicação móvel, cujo desenvolvimento ficou a cargo de Nuno Pombo, do Departamento de Informática da UBI.

Prevê-se que o sistema possa estar implementado no final do próximo ano, aproximando os viajantes dos cuidados de saúde nos países de destino e prevenindo as doenças que podem surgir nas deslocações a outros países ou continentes. O projeto abrange todas as fases da viagem – preparação, estadia e regresso -, com indicações sobre os riscos para a saúde e o modo de os prevenir pelas vacinas, medicação e cuidados quando necessário.

“A ideia é que qualquer pessoa chegue a uma farmácia, indique o seu local de destino e, através do computador, o farmacêutico tenha a informação necessária para o cliente”, explica José Luís Baptista. Depois, terá à disposição uma aplicação móvel “que está preparada para funcionar offline”, destaca Nuno Pombo, contrariando os problemas decorrentes da falta de ligação à Internet de muitos locais do planeta. Por isso, a informação é descarregada antes do viajante sair de Portugal, para estar disponível quando chega ao destino.

A “Rede das Farmácias Amigas do Viajante” convenceu o júri do Prémio João Cordeiro deste ano, que teve outros quatro finalistas: “Via Verde no FarmaDrive”, “Personalização de medicamentos por impressão tridimensional”, “Formular com Ideias” e “drBox”.

O Prémio, no valor de 20 mil euros, foi entregue este mês ao projeto que melhor correspondeu ao propósito de dar mais um passo na inovação no setor farmacêutico.

Mais informação
Apresentação Rede de Farmácias Amigas do Viajante
PJC'17: Reportagem da Cerimónia
[Foto: Associação Nacional de Farmácias]

  •   UBI
Data da última atualização: 2017-10-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.