3. UBI melhora classificações no U-Multirank

UBI melhora classificações no U-Multirank

•   12 de junho de 2018

A edição de 2018 mostra o aumento nas avaliações nos cinco campos analisados: Ensino e Aprendizagem, Investigação, Transferência de Conhecimento, Internacionalização e Envolvimento Regional.

Ficheiro com o nome: umultirank

A Universidade da Beira Interior (UBI) obteve na mais recente edição do U-Multirank o melhor registo de sempre desde que está presente nesta avaliação internacional sobre instituições de Ensino Superior. Do relatório divulgado na última semana conclui-se que o aumento de qualidade é transversal às várias dimensões consideradas, uma vez que se verificaram subidas de classificação nos cinco campos analisados.

O U-Multirank é desenvolvido por um consórcio patrocinado pela Comissão Europeia e avalia 35 parâmetros dos cinco grandes indicadores, atribuindo-lhes notas entre 1 e 5. A UBI recebe nota máxima de 1 (“Muito Bom”) em quatro indicadores: “Taxa de conclusão de licenciatura” (dimensão “Ensino e Aprendizagem”), “Art related output” e “Publicações Interdisciplinares” (dimensão “Investigação”) e “Spin-offs (dimensão “Transferência de Conhecimento”). Atribui ainda a classificação de 2 (“Bom”) a oito parâmetros onde se incluem, por exemplo, a percentagem de alunos que conclui os cursos de mestrado no tempo previsto, as citações dos artigos científicos dos seus investigadores e os recursos de fontes regionais.

O U-Multirank avalia as universidades, em áreas científicas diferentes, em cada ano, tendo desta vez incidido em Medicina, Psicologia e Sociologia. O Vice-Reitor para a Investigação e Projetos, José Páscoa, salienta a qualidade constante verificada em cada uma delas, que culminou na subida de patamar de classificação em duas vertentes.

Para o Vice-Reitor, “a avaliação da UBI por intermédio de vários rankings é a prova real do reconhecimento das suas qualidades” e sublinha ainda o facto de “a UBI ser hoje a universidade portuguesa com melhor eficiência, em termos de ensino e investigação, por cada euro investido”. No U-Multirank de 2018, lembra ainda, “partilha patamares de qualidade com constituições de outros países como as universidades de Bordeaux e Lyon (França), de Valencia e Complutense de Madrid (Espanha) e também com as universidades de Glasgow e Kent (Reino Unido)”.

O U-Multirank inclui cerca de 1.500 universidades de 95 países, que são analisadas de forma independente, uma vez que o trabalho do consórcio que realiza o estudo é supervisionado por um Conselho Consultivo. A UBI está presente nesta avaliação desde 2015.

•   UBI
Data da última atualização: 2018-06-12