3. “Não Desistas” divulga apoios financeiros para os estudantes da UBI

“Não Desistas” divulga apoios financeiros para os estudantes da UBI

•   26 de julho de 2018

Existem vários instrumentos disponíveis para financiar o percurso académico, muitos deles exclusivos para os estudantes da UBI e ajustados ao perfil de cada um.

Ficheiro com o nome: nao_desistas

“Não Desistas – Aposta em ti” é a mensagem que a Universidade da Beira Interior (UBI) dirige a todos os que ponderam abandonar os estudos devido a dificuldades financeiras. Existem vários apoios disponíveis para reduzir substancialmente os custos inerentes a frequentar um curso superior, que podem beneficiar os candidatos do Concurso Nacional de Acesso, bem como aqueles que já são alunos da UBI.

Dar a conhecer bolsas, prémios de mérito e instrumentos de ação social – e como aceder – são o mote da divulgação que a Universidade promove, com o objetivo de ajudar a criar condições que contribuam para o sucesso académico. Na página online “Não Desistas” são apresentados todos os apoios existentes, alguns deles exclusivos para os seus estudantes.

Ao escolher a UBI, os alunos elegem uma instituição com lhes oferece um ensino reconhecido internacionalmente e condições de estudo de qualidade, numa cidade com custos de vida substancialmente inferiores aos praticados na zona litoral.

Esta escolha por uma instituição do Interior permite aceder ao Programa +Superior, que atribui bolsas a estudantes do 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado, no valor de 1.500 euros anuais, renováveis e acumuláveis com outros apoios, nomeadamente com as bolsas de Ação Social do Estado. São elegíveis os residentes de qualquer concelho do país, à exceção de alguns municípios da Beira Interior, e para a região Centro vão ser atribuídas 695 bolsas, em 2018/2019. Tendo em conta os números dos últimos anos, os estudantes da UBI receberão uma parte significativa destes apoios, que podem ser requeridos até 15 de novembro.

Outra das medidas criadas para incentivar a permanência da população jovem no Interior está traduzida nos protocolos que têm sido estabelecidos entre a UBI e diversas entidades da região, nomeadamente autarquias. Neste caso, são parcerias com seis municípios e uma IPSS, que atribuem apoios aos seus residentes, em alguns casos para cursos da área da engenharia, com elevado nível de empregabilidade e de grande importância para o país.

A academia ubiana também premeia financeiramente o mérito de quem chega pela primeira vez à instituição. Aos colocados em primeira opção no Concurso Nacional que tenham nota igual ou superior a 18 valores é automaticamente atribuído o Programa de Excelência +UBI, no valor da propina anual.

Estes são alguns exemplos das soluções dadas a conhecer na página “Não Desistas”, onde é apresentada informação detalhada e em atualização permanente sobre as Bolsas de Ação Social do Estado, outras bolsas atribuídas por autarquias aos jovens dos seus concelhos e programas de apoio criados pela UBI para ajudar quem já se encontra no Ensino Superior, como o Fundo de Apoio Social ou o Programa Ser Solidário, entre outros. Há ainda informação sobre residências, as unidades de alimentação e cuidados de saúde, valências que disponíveis a preços de ação social.

Além desta página e do “Portal Ser Ubiano”, que também dá ajuda à escolha do curso, a UBI criou uma linha telefónica (275 242 002) exclusiva para esclarecer todas as dúvidas sobre estes programas.

“Não Desistas – Aposta em ti”
Portal Ser Ubiano
Linha telefónica exclusiva: 275 242 002