3. UBI recebe 250 estudantes de mobilidade

UBI recebe 250 estudantes de mobilidade

•   04 de outubro de 2018

O número representa um dos maiores contingentes de sempre ao nível do 1.º semestre.

Ficheiro com o nome: welcome_day

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe ao longo deste semestre cerca de 250 estudantes estrangeiros, ao abrigo dos vários programas de mobilidade em que participa. Este número refere-se aos alunos que vão completar o 1.º Semestre ou ano letivo completo e representa um dos maiores contingentes de sempre de participantes no âmbito do Erasmus+ e programa de Bolsas Ibero-americanas.

Os principais países de origem destes alunos são Brasil, Espanha, Itália e Polónia, locais de onde trazem expetativas elevadas, que acreditam que serão cumpridas, a julgar pela avaliação dos primeiros dias.

Numa universidade com uma forte estratégia de internacionalização, que tem resultado num espaço cosmopolita onde se cruzam culturas de vários continentes, quatro dos estudantes envolvidos na experiência de mobilidade desde anos dizem já ter conhecido pessoas de todo o mundo, algo que lhes agrada.

“Vim sozinho, mas já contactei pessoas de muitos países, sobretudo alunos de Erasmus, brasileiros e, claro, portugueses”, explica Gianluigi Lonetto, um italiano que vai frequentar o curso de Engenharia Eletromecânica, que, apesar de ter um plano de estudos semelhante ao do Itália, lhe “permitirá conhecer métodos e matérias novas”.

Também a estudar Engenharia Eletromecânica, Martyna Gitner (Polónia) espera que a presença em Portugal lhe permita “conhecer o país, pessoas novas e praticar a língua inglesa”.

Aprender ou melhorar outras línguas é um das metas de quem participa em programas de mobilidade, mas na UBI tem ainda a possibilidade de realizar cursos da área de Letras, para concretizar esse objetivo.

Izabela Wdowicz, também da Polónia, não queria ir para uma grande cidade e optou pela Covilhã. Quer “saber mais da estrutura do Português e começar a estudar Francês, num curso que existe na UBI”. Sobre as pessoas, fala já de “um ambiente amigável e acolhedor”.

Estas são algumas das primeiras impressões das dezenas de estudantes que estiveram no “Welcome Day”, que teve lugar na última semana, no Jardim do Lago da Covilhã, promovido pela UBI, através do Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais (GISP).

Uma atividade lúdica que envolveu pessoas chegadas à Covilhã há poucos dias e outras que já contam algumas semanas, como a espanhola Mirene Gonzalez. Vem aprender mais sobre Cinema e Comunicação e tem a ambição de “crescer como pessoa e voltar a Bilbao como uma diferente”.

Há duas semanas em Portugal, já consegue eleger um dos muitos pontos de interesse à espera de quem escolhe a UBI e a Covilhã: “Tenho gostado muito da Arte Urbana”.

Data da última atualização: 2018-10-04