3. Tarantini recebe Prémio Ética no Desporto de 2018

Tarantini recebe Prémio Ética no Desporto de 2018

•   06 de dezembro de 2018

O jogador do Rio Ave é estudante de Doutoramento da UBI.

Ficheiro com o nome: Dentro-de-Campo-4

O futebolista profissional Ricardo José Monteiro, estudante de Doutoramento em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), conquistou o Prémio Ética no Desporto de 2018. O também licenciado e mestre pela UBI, mais conhecido por Tarantini, recebe a distinção pela sua conduta dentro e fora de campo.

Ricardo José Monteiro joga no Rio Ave, da Primeira Liga portuguesa, e concilia desde o início a carreira no futebol profissional com a formação académica na UBI, dois motivos que lhe valeram a distinção atribuída pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto.

Enquanto estudante da Licenciatura em Ciências do Desporto, beneficiou da oportunidade de praticar futebol num dos clubes desportivos da cidade, o Sporting da Covilhã. Depois, ao longo do percurso como desportista, destacam os promotores do Prémio em comunicado, “não deixou de sempre equacionar a educação como um forte pilar da sua vida”, tendo concluído as “licenciaturas em Ciências do Desporto e Educação Física e Desporto Escolar, o mestrado na área do futebol, sendo atualmente doutorando na área das transições de carreira”.

Tarantini tem ainda desempenhado um importante papel na forma como alerta os desportistas para o futuro, através do projeto criado em 2016 que tem a designação de “A Minha Causa”, que já deu origem a um livro. Resultou de estudo e da identificação das falhas no modo como os profissionais de alta competição preparam o período após o fim das carreiras, que em muitos casos “cria um desequilíbrio emocional e social tal, que levam a situações de dificuldade de readaptação a uma nova realidade que podem até levar a problemas de harmonia familiar e à perda do indivíduo capaz e integrante de uma sociedade plural e ativa”, explica Tarantini no seu portal da Internet.

Ricardo José Monteiro, de 35 anos, é natural de Baião, concelho do distrito do Porto, e concluiu a Licenciatura na UBI em 2006. Em 2014, obteve o grau de Mestre em Ciências do Desporto, com a dissertação intitulada “Sucesso defensivo no futebol: análise de tendências espácio-temporais no passe entre linhas”, que teve orientação do docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI, Bruno Travassos. Voltou à UBI em 2017/2018 para o Doutoramento na mesma área.

Projeto "A Minha Causa"

Data da última atualização: 2018-12-06