3. Projeto de Doutoramento em Ciências do Desporto da UBI em foco na RTP1

Projeto de Doutoramento em Ciências do Desporto da UBI em foco na RTP1

•   11 de abril de 2019

Trabalho de estudante da Universidade da Beira Interior em destaque no “Portugal em Direto”.

Ficheiro com o nome: gim old

“Seniores vão ao Ginásio” é o título do trabalho de estudante da Universidade da Beira Interior que esteve em destaque no programa “Portugal em Direto” da RTP1, na edição de 3 de abril. Trata-se de projeto científico sobre o desenvolvimento e melhoria da força e da capacidade funcional em idosos institucionalizados, a decorrer desde outubro de 2018 com seniores da Santa Casa da Misericórdia do Fundão e conduzido por Diogo Marques, estudante do 3.º Ciclo/Doutoramento em Ciências do Desporto Universidade da Beira Interior (UBI), sob a orientação científica dos docentes e investigadores Mário Marques e Henrique Neiva (UBI/CIDESD).

O projeto, considerado pioneiro, tem como objetivo perceber diferentes respostas agudas e crónicas na melhoria de diferentes parâmetros de condição física/saúde na população idosa. Os resultados serão brevemente divulgados na comunidade local e internacional, procurando contribuir de forma ativa para o bem-estar e qualidade de vida não só dos residentes locais, como de todos os que se interessam por estas questões numa área geográfica mais abrangente.

Todas as semanas dezenas de utentes em lar e centros de dia da Santa Casa fundanense vão ao ginásio Vivactivo, no Fundão e sob a orientação de Diogo Marques realizam exercícios vários e dinâmicas desportivas com o propósito de se perceber qual a influência do desporto na longevidade.

Data da última atualização: 2019-04-11