3. UBI e quatro politécnicos promovem reunião para estudar cooperação

UBI e quatro politécnicos promovem reunião para estudar cooperação

•   24 de setembro de 2019

Encontro juntou a UBI aos politécnicos de Castelo Branco, Guarda, Viseu e Setúbal.

Ficheiro com o nome: encontro_politecnicos

A Universidade da Beira Interior (UBI) e os institutos politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viseu estiveram reunidos na segunda-feira, dia 23 de setembro, num encontro que serviu para partilha de experiências e análise de formas de cooperação. Às quatro instituições de Ensino Superior da Beira Interior juntou-se o Instituto Politécnico de Setúbal.

Apesar da relação que já existe entre as mesmas, em diversas vertentes, foi a primeira vez que estas instituições se sentaram à mesa para analisar aspetos relacionados com a organização, informação, ou sistemas informáticos.

“Quisemos pôr as equipas a conversar. Foi uma reunião de boas-vindas, de conhecimento, entre administradores, responsáveis dos serviços de informática e de serviços académicos”, explicou o Reitor da UBI, António Fidalgo, acrescentando que, desta forma, estão criadas as condições para a “troca de experiências” e para haver “um benefício das boas práticas dos outros”.

António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), converge na ideia que o diálogo é uma mais-valia: “O conhecimento entre os principais atores pode trazer algum proveito. Chegámos à conclusão que há algo que podemos partilhar no futuro e hoje serviu para fazer esse primeiro diagnóstico”.

Quanto a João Monney Paiva, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), lembrou o que o sistema de Ensino Superior da região viveu numa lógica de competição e, “hoje em dia, é muito mais importante olhar para aquilo que existe em comum, porque os desafios obrigam a essa junção de esforços”.

A reunião teve lugar na Reitoria da UBI e contou ainda com a participação de Nélia Martins, Administradora do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), e Pedro Ferreira, Vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que destacou também a disponibilidade de “ouvir e partilhar ideias”.

•   UBI
Data da última atualização: 2019-09-24