Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docente da UBI convidado pelo CCB para falar sobre ida à Lua

Docente da UBI convidado pelo CCB para falar sobre ida à Lua

  21 de novembro de 2019  

Img:

O docente e investigador do Departamento de Ciências do Desporto, Daniel Marinho, foi um dos especialistas desafiados a abordar o tema “Lua Século XXI - O futuro de uma pegada com 50 anos”.

Daniel Marinho, docente e investigador do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, foi um dos convidados pelo Centro Cultural de Belém (CCB) para uma conversa à volta do tema “Lua Século XXI - O futuro de uma pegada com 50 anos”, iniciativa realizada no dia 16 de novembro, a propósito da comemoração do cinquentenário da ida do Homem à Lua. Investigadores de áreas como a microbiologia, geofísica, ciências do desporto e astrofísica juntaram-se e tentaram descobrir o que será que o futuro nos reserva, bem como olhar a Lua por vários ângulos, num fim de semana dedicado à efeméride que, tendo sido uma incrível proeza do ponto de vista científico e tecnológico, provocou consequências que se estendem bem mais para além da ciência espacial.

Para Daniel Marinho “foi uma experiência muito interessante poder partilhar com investigadores de diferentes áreas do conhecimento um olhar sobre o mesmo problema, apresentando e discutindo para uma sala repleta de crianças, jovens e adultos, o que significou para cada uma das áreas do conhecimento os avanços científicos e tecnológicos que permitiram a chegada do Homem à Lua”.

O docente da UBI e investigador do CIDESD juntou-se a Adriano Henriques (ITQB-NOVA), Alexandre Cabral (IA, FCUL), Edson Oliveira (FML), Pedro Machado (IA, FCUL), Pedro Matos Soares (IDL, FCUL), Rui Agostinho (IA, FCUL) e Rui Moura (FCUP), numa conversa moderada por Joana Lobo Antunes (IST). “Esta partilha multidisciplinar permitiu também analisar o presente e projetar o futuro, sendo interessante perceber os desafios que nos aguardam”, acrescenta Daniel Marinho.

A iniciativa do CCB, que teve lugar durante o fim de semana, em Lisboa, convidou o público a redescobrir a aventura da exploração espacial e a explorar novos horizontes para além da Lua. No final, os interessados tiveram a oportunidade de observar e tirar uma fotografia à Lua através de telescópios.

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

 

Partilhar

Data da última atualização: 2019-11-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.