A Universidade da Beira Interior (UBI) vai desenvolver o projeto “STOP AGEING”, destinado a desenvolver um programa de treino para idosos a residir em instituições. Financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, a iniciativa é promovida pelo Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, com coordenação do docente Daniel Marinho.
O projeto vai estar a cargo do consórcio liderado pela UBI, que integra como parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e a Nord University, sediada na cidade norueguesa de Bodo.
Esta iniciativa bilateral tem como propósito contribuir para a preservação e melhoria da capacidade funcional e função cognitiva em idosos institucionalizados, através da implementação de programas de treino de força em Portugal e na Noruega. Trata-se de um projeto inovador na forma como será executado, que contará com a participação de 80 idosos institucionalizados.
Pretende-se promover o contacto social e a partilha de novas experiências entre todos os participantes envolvidos, promovendo a prática do exercício físico de forma regular em idosos a residir em instituições ou que frequentem centros de dia da Cova da Beira e da região de Bodo.
A iniciativa define ainda como metas específicas: melhorar a capacidade funcional, através da otimização da força e potência muscular; prevenir a ocorrência de quedas; estimular a componente cognitiva; promover a inclusão social; sensibilizar a população sénior para a importância da prática desportiva regular; e apresentar soluções práticas como, por exemplo, sessões de treino em regime online durante períodos de confinamento social.
A equipa de trabalho da UBI é constituída pelos docentes do DCD Daniel Marinho, Mário Marques, Henrique Neiva e Ricardo Ferraz e, ainda, pelo doutorando Diogo Marques. Na Santa Casa da Misericórdia do Fundão são responsáveis os animadores sócio-culturais e técnicos de exercício físico César Serrão e Cláudia Andresson e a coordenadora técnica Alice Rosa. Da parte da Nord University, a equipa é constituída pelo docente Roland van den Tillaar e os seus técnicos.
Sobre os EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficia de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt