3. Estudantes de Arquitetura premiadas em concurso internacional de fotografia

Estudantes de Arquitetura premiadas em concurso internacional de fotografia

06 de dezembro de 2021

O júri do certame atribuiu um primeiro prémio e uma menção honrosa a Hannah Figliolino Mendes, enquanto Patrícia Duarte Ferreira recebeu uma Menção Honrosa do Público.

Duas estudantes de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) foram premiadas numa competição de fotografia organizada por diversas entidades argentinas e espanholas. Naquela que foi a segunda edição do Concurso de Fotografía Nuestras Arquitectas, a aluna Hannah Figliolino Mendes conquistou o Primeiro Prémio e uma Menção Honrosa na categoria “Revelações” e Patrícia Duarte Ferreira a Menção Honrosa do Público.

O concurso visa reconhecer e dar destaque aos contributos desenvolvidos por arquitetas para difundir e mostrar à sociedade obras arquitetónicas de mulheres.

O registo fotográfico do Colegio Oficial de Arquitectos de Salamanca (Espanha), da autoria de Arroyopemjean Arquitectos - Carmen Martínez Arroyo, Rodrigo Pemjean valeu a Hannah Figliolino Mendes, a vitória numa das categorias do certame. Ver

A Menção Honrosa resultou da imagem captada da Casa de la India (Fundación Casa de la India), em Valladolid (Espanha). A obra é uma criação de Paloma Gil Giménez, Eduardo Lefort, Julio Bengoetxea, Alberto Bengoetxea e Victor Méndez. Ver

Patrícia Duarte Ferreira alcançou uma Menção Honrosa do Público com a ampliação e reforma do Museo Nacional de Escultura, Valladolid (España), de Fuensanta Nieto y Enrique Sobejano. Ver

Alem das duas alunas, a UBI esteve representada no júri internacional através da participação de Patrícia Santos Pedrosa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI, tendo sido a única presença nacional.

A segunda edição do Concurso de Fotografía Nuestras Arquitectas contou com perto de 300 trabalhos, de mais de 100 autores, de várias nacionalidades. Cerca de 1 por cento das imagens a concurso teve origem em Portugal. As fotografias estavam divididas por quatro secções: Pioneras, Consagradas, Revelações e Arquitectas em acção, às quais se juntaram os prémios do público.

O evento de divulgação das fotografias premiadas teve lugar a 25 de novembro.

Data da última atualização: 2021-12-06