3. UBI em quarto lugar na lista das universidades mais inovadoras

UBI em quarto lugar na lista das universidades mais inovadoras

27 de janeiro de 2022

O Consumer Guidance Institute Portugal avaliou o número de pedidos e registos de patentes para atribuir o Prémio Líderes da Inovação Portugueses.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está entre as instituições de Ensino Superior mais inovadoras, de acordo com as conclusões de um estudo desenvolvido pelo Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP), referente a 2020/2021. A avaliação foi feita no âmbito do Prémio Líderes da Inovação Portugueses, que classificou a UBI na quarta posição entre as universidades públicas com a pontuação mais alta.

A entrada no TOP-5 coloca a UBI na lista das principais organizações no domínio da inovação, com foco principal na I&D (investigação e desenvolvimento).

De acordo com a representação portuguesa do Consumer Guidance Institute, apenas as entidades com “os melhores resultados estão qualificadas para serem premiadas e para demonstrarem o seu desempenho extraordinário”. As conclusões são retiradas da análise do número de pedidos (e registos) de patentes, “a forma mais ‘crua’ de inovação”, de acordo com o CGIP.

Além da posição de destaque na tabela referente às universidades, a UBI está entre as 20 melhores organizações (em tabelas que incluem empresas, universidades e institutos politécnicos) em quatro categorias: Top 20 Inovadores Classe A – Necessidades Humanas (6.º lugar); Top 20 Inovadores Classe B – Operações de Processamento; Transporte (6.º lugar); Top 20 Inovadores Classe C – Química e Metalurgia (10.º lugar): e Top 20 Inovadores Classe G – Física (15.º lugar).

O Prémio Líderes da Inovação Portugueses foi lançado pelo CGIP para reconhecer e louvar todo o sector de Investigação & Desenvolvimento nacional. É atribuído a organizações que se dedicam a I&D, com o intuito de criar e registar patentes. O Prémio distribui-se em quatro categorias principais: Empresas privadas, Universidades, Politécnicos e Organizações sem fins lucrativos. O estudo deste ano incluiu a análise de 180 empresas e mais de 550 patentes registadas.

Data da última atualização: 2022-01-27