Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Manuel Cargaleiro recebe hoje Doutoramento Honoris Causa na UBI

Manuel Cargaleiro recebe hoje Doutoramento Honoris Causa na UBI

  22 de julho de 2022  

Img:

Faculdade de Ciências da Saúde | Grande Auditório | 15h00.

A Universidade da Beira Interior (UBI) atribui esta sexta-feira o Doutoramento Honoris Causa ao artista Manuel Cargaleiro. A cerimónia decorre no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 14h30, altura em que começa a Receção dos Convidados.

Segue-se às 15h00, a Sessão Solene, que inclui o Cortejo Académico, a intervenção do Reitor da UBI, Mário Raposo, a Laudatio do Doutoramento pelo Padrinho e a Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa a Manuel Alves Cargaleiro.

Este é o primeiro Honoris Causa a ser outorgado pela academia a uma figura ligada às Artes Plásticas e surge na sequência de uma proposta conjunta da Reitoria e da Faculdade de Artes e Letras, com o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Este Doutoramento Honoris Causa representa o reconhecimento da UBI a uma personalidade da Beira Baixa, natural de Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco), que alcançou projeção internacional pelo talento demonstrado como ceramista e pintor.

Manuel Alves Cargaleiro nasceu a 16 de março de 1927 e iniciou-se na modelação de barro aos 18 anos, na olaria de José Trindade (Monte da Caparica). Frequentou a Escola Superior de Belas Artes, iniciando uma carreira nas Artes Plásticas, com projeção internacional.

Ao longo da carreira de várias décadas conquistou prémios nacionais e internacionais, bem como condecorações pelos presidentes da República, General Ramalho Eanes, Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-ministro, António Costa, e pela ex-Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Caberá a Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto, docente da Universidade Católica Portuguesa, fazer a “Laudatio”.

O docente da Universidade Católica Portuguesa é advogado e Doutorado em Ciências Jurídicas. foi Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e é atualmente Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa e Professor Auxiliar da respetiva Faculdade de Direito.

Especialista em Contencioso e Arbitragem, é também autor de pareceres jurídicos sobre matérias de direito civil, direito comercial e societário e direito financeiro, muitos deles em colaboração com outros docentes universitários, para além de ter realizado trabalhos de consultadoria e de estudos legislativos.

Partilhar

  •   UBI
Data da última atualização: 2022-07-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.