Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Manuel Cargaleiro recebe hoje Doutoramento Honoris Causa na UBI

Manuel Cargaleiro recebe hoje Doutoramento Honoris Causa na UBI

  • NOTÍCIA
  •   22 de julho de 2022  

Faculdade de Ciências da Saúde | Grande Auditório | 15h00.

Ficheiro com o nome: manuel_cargaleiro

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) atribui esta sexta-feira o Doutoramento Honoris Causa ao artista Manuel Cargaleiro. A cerimónia decorre no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 14h30, altura em que começa a Receção dos Convidados.

Segue-se às 15h00, a Sessão Solene, que inclui o Cortejo Académico, a intervenção do Reitor da UBI, Mário Raposo, a Laudatio do Doutoramento pelo Padrinho e a Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa a Manuel Alves Cargaleiro.

Este é o primeiro Honoris Causa a ser outorgado pela academia a uma figura ligada às Artes Plásticas e surge na sequência de uma proposta conjunta da Reitoria e da Faculdade de Artes e Letras, com o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Este Doutoramento Honoris Causa representa o reconhecimento da UBI a uma personalidade da Beira Baixa, natural de Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco), que alcançou projeção internacional pelo talento demonstrado como ceramista e pintor.

Manuel Alves Cargaleiro nasceu a 16 de março de 1927 e iniciou-se na modelação de barro aos 18 anos, na olaria de José Trindade (Monte da Caparica). Frequentou a Escola Superior de Belas Artes, iniciando uma carreira nas Artes Plásticas, com projeção internacional.

Ao longo da carreira de várias décadas conquistou prémios nacionais e internacionais, bem como condecorações pelos presidentes da República, General Ramalho Eanes, Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-ministro, António Costa, e pela ex-Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Caberá a Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto, docente da Universidade Católica Portuguesa, fazer a “Laudatio”.

O docente da Universidade Católica Portuguesa é advogado e Doutorado em Ciências Jurídicas. foi Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e é atualmente Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa e Professor Auxiliar da respetiva Faculdade de Direito.

Especialista em Contencioso e Arbitragem, é também autor de pareceres jurídicos sobre matérias de direito civil, direito comercial e societário e direito financeiro, muitos deles em colaboração com outros docentes universitários, para além de ter realizado trabalhos de consultadoria e de estudos legislativos.

  •   UBI
Data da última atualização: 2022-07-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.