- História da Avaliação
- A UBI e a Avaliação
- O processo de Avaliação de Cursos
- Histórico da Avaliação dos Cursos
- A Acreditação
2. A UBI e a Avaliação
A UBI procura manter uma avaliação permanente das capacidades existentes e das responsabilidades em face das exigências internas e externas numa sociedade de informação, do saber e da sabedoria para o exercício da cidadania.
O conceito de avaliação de cursos e institucional é hoje reconhecido como um processo fundamental para a melhoria da qualidade das Instituições de Ensino Superior garantindo também uma melhor qualidade de ensino aos jovens.
A avaliação tem merecido uma atenção especial por parte da Reitoria da UBI e tem sido feito um esforço considerável no sentido de sensibilizar todos os intervenientes no processo da necessidade e das vantagens da avaliação. Pode mesmo dizer-se que está criada uma verdadeira cultura de auto-avaliação com a participação activa de docentes, alunos e funcionários.
Um dos primeiros efeitos da avaliação, na UBI, foi o de ter contribuído para um melhor auto-conhecimento da instituição. Neste contexto, a identificação dos pontos fortes e fracos de cada curso e até da própria UBI, conduziu a uma melhor definição do futuro da instituição.
Ver organigrama da Auto-Avaliação na UBI