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  2. Auto-Avaliação

Auto-Avaliação

  1. História da Avaliação
  2. A UBI e a Avaliação
  3. O processo de Avaliação de Cursos
  4. Histórico da Avaliação dos Cursos
  5. A Acreditação

3. O processo de Avaliação de Cursos

O processo de avaliação de Cursos

  • Preparação do relatório de auto-avaliação
  • Aprovação institucional do relatório
  • Envio do Relatório para a Comissão de Avaliação Externa
  • Visita da Comissão de Avaliação Externa
  • Contraditório ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa
  • Publicação dos resultados da avaliação

Dois anos após a publicação dos resultados da avaliação de cada curso a FUP solicita um relatório intercalar com as alterações/melhorias recomendadas pela CAE.

Da avaliação da UBI constam duas iniciativas importantes como as Jornadas de Avaliação da UBI e os Questionários de Avaliação do Ensino.

Jornadas de Avaliação - Objectivos

  • Contribuir para um melhor conhecimento de nós próprios, enquanto instituição.
  • Divulgar os procedimentos e sensibilizar todos os elementos da instituição que são intervenientes fundamentais neste processo para a dinâmica da auto-avaliação: os docentes, discentes e pessoal não docente.
  • Permitir o encontro de opiniões diferenciadas em que as Comissões de Auto-Avaliação de cada curso sejam confrontadas, de forma construtiva, com as opiniões de outros colegas.
  • Melhorar a qualidade do ensino e constituir círculos de qualidade através do contributo de todos os intervenientes, o que permitirá atingir o objectivo principal da auto-avaliação.

Calendarização e temas das Jornadas de Avaliação

  • As 1ªs Jornadas realizaram-se em 19 de Fevereiro de 1998 - “Desenvolvimento de um Programa de Auto-avaliação”.
  • As 2ªs Jornadas realizaram-se em em 26 de Março de 1999 - “Qualidade, Auto-conhecimento, Ponto de Encontro, Atitude, Análise Crítica”.
  • As 3ªs Jornadas realizaram-se em 17 de Março de 2000 - “Qualidade, Avaliação, Sucesso, Acompanhamento”.
  • As 4ªs Jornadas realizaram-se em 22 de Fevereiro de 2001 - “Avaliação Prospectiva”.
  • As 5ªs Jornadas realizaram-se em 14 de Março de 2002 -“Avaliação e Acreditação”.
  • As 6ªs Jornadas realizaram-se em 17 de Março de 2003 – “Avaliação, Qualidade, ECTS”.
  • As 7ªs Jornadas realizaram-se em 19 de Abril de 2004 - “Sociedade do Conhecimento – Aprendizagem e Competências”

Questionários de Avaliação do Ensino

Os questionários de avaliação de ensino eram inicialmente respondidos nas salas de aula no final de cada semestre e determinavam a opinião dos alunos acerca de três grupos de questões:

  • Parte A: aspectos pedagógicos - docente
  • Parte B: aspectos pedagógicos – aluno
  • Parte C: aspectos pedagógicos e institucionais

A partir do ano de 2001/2002 o questionário passou a estar disponível na internet, sendo o seu preenchimento feito online no site www.lince.ubi.pt.

Os resultados globais dos questionários de avaliação da UBI, por Faculdade e por Curso podem também ser consultados neste site www.lince.ubi.pt.

Data da última atualização: 11-12-2014
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