Mobilidade de Estudantes
O programa ERASMUS+ possibilita aos alunos do ensino superior (a partir do 2º ano) realizar um período de estudos (trimestre, semestre ou ano letivo) numa Instituição de Ensino Superior (IES) europeia com a qual a UBI tem um protocolo de cooperação assinado.
Países elegíveis
Países do Programa
|
Grupo 1
Países com custo de vida elevado
|
Grupo 2
Países com custo de vida Médio
|
Grupo 3
Países com custo de vida Baixo
|
Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia
|
Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal
|
Antiga República Jugoslava da Macedónia, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Turquia
|
Candidatura
Todos os estudantes deverão aceder à plataforma de mobilidade através do Balcão Virtual, utilizando as respetivas credenciais pessoais (nº de estudante como login e respetiva password).
Os estudantes que se candidatarem ao programa Erasmus+, têm de obrigatoriamente de realizar o teste de línguas em função da Universidade e País onde pretendem realizar o período de estudos.
Apoio Linguístico
Antes e no fim da mobilidade, todos os alunos têm de obrigatoriamente de realizar um teste inicial e final de avaliação da competência linguística. Este teste é obrigatório para todos os estudantes que realizem atividades de mobilidade cuja principal língua de estudos ou de trabalho seja uma das 18 línguas disponíveis: Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Eslovaco, Búlgaro, Croata, Húngaro, Holandês, Polaco, Checo, Dinamarquês, Grego, Romeno, Português, Finlandês e Sueco.
O Curso de Língua é obrigatório para todos os estudantes que obtiveram no teste de avaliação inicial, nota B1 ou inferior a B1. No entanto, se houver alunos com nota superior a B1, poderão frequentar também o curso (é opcional). Têm de solicitar a licença para o curso ao GISP enviando um email para erasmus.mobilidade@ubi.pt.
O Teste Final de Avaliação da competência linguística realizado no fim da mobilidade é também obrigatório.
Bolsa
O estudante receberá uma bolsa comunitária, consoante o país de destino, de acordo com os grupos de países definidos pela EU:
|
SMS/Mês
|
Grupo 1: Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia
|
335 EUR
|
Grupo 2: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal
|
285 EUR
|
Grupo 3: Antiga República Jugoslava da Macedónia, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Turquia
|
235 EUR
|
No caso, em que já não haja verba para atribuição de bolsas, ao participante poderá ser-lhe atribuída uma “bolsa 0”.
A bolsa Erasmus destina-se a compensar o diferencial do nível/custo de vida entre os países participantes no programa e não a custear a totalidade das despesas em que o estudante venha a incorrer.
Seguro
Todos os estudantes que participam no programa beneficiam do seguro escolar da UBI durante o período de mobilidade. No entanto, recomenda-se a contratação de um seguro para danos de carácter pessoal (fora do local de ensino/trabalho) durante o período de mobilidade.
Preenchimento e envio da Declaração Estadia
Antes da Mobilidade
- Documentos a entregar no GISP:
Formulários de candidatura
Aceder à plataforma de mobilidade através do Balcão Virtual, utilizando as respetivas credenciais pessoais (nº de estudante como login e respetiva password) para procederem ao preenchimento do Student Application Form, Learning Agreement for Studies, Plano de Estudos Equivalente e Transcript of Records.
Outros documentos
Comprovativo de matrícula, número de identificação bancária (NIB e IBAN), duas fotografias tipo passe, número do cartão de cidadão/passaporte, comprovativo de cartão europeu de saúde.
A leitura do Regulamento Erasmus+ disponível na página do GISP é obrigatória.
Contrato e Registo
O Contrato é facultado pelo GISP aos estudantes e nele constam as obrigações das partes envolvidas, bem como o financiamento Erasmus+ atribuído.
Todos os estudantes candidatos têm de se registar na plataforma da UBI para terem estatuto de “bolseiros”: https://registo.ubi.pt/Login.aspx . O registo é obrigatório para alunos contemplados com bolsa Erasmus.
PS: Os alunos só devem comprar o bilhete de ida após receberem a carta de aceitação da Universidade de destino.
Durante a estadia na Instituição de Acolhimento
Preenchimento e envio da Declaração Estadia
À chegada na Instituição de Acolhimento, o aluno deverá, no prazo de 1 mês, preencher a declaração de estadia com a data de chegada e enviar cópia do documento para o email: erasmus.mobilidade@ubi.pt após a assinatura e carimbo pelo responsável na Instituição de Acolhimento. O original do documento tem de ser conservado durante toda a estadia do estudante.
Learning Agreement
Qualquer alteração feita ao plano de estudos terá que ser comunicada ao Coordenador de Mobilidade. A alteração é feita na plataforma de mobilidade através do Balcão Virtual nos documentos "Learning Agreement - Alterado" e "Plano de Estudos Equivalente - alterado".
Os documentos têm obrigatoriamente de ser impressos e entregues assinados no Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais.
O prazo limite para a alteração do plano é de 1 mês após a chegada (31/10/2017 - alunos que se encontram a realizar o 1º semestre e 30/03/2018 - alunos que se encontram a realizar o 2º semestre).
Prolongamentos
Todos os estudantes que pretendam prolongar o seu período de estudos para 2º semestre têm de obrigatoriamente de formalizar o seu pedido até ao dia 30 de novembro de 2017. Deverão sempre solicitar autorização ao Coordenador de Mobilidade da UBI para efetivarem o prolongamento.
A Universidade de acolhimento tem sempre de emitir uma declaração a autorizar o prolongamento para 2º semestre. Esta declaração tem de ser enviada pelo estudante ao GISP através de email (erasmus.mobilidade@ubi.pt). Após o dia 30 de novembro, não se aceitam pedidos de prolongamento.
Os prolongamentos apenas se aplicam do 1º para 2º semestre dentro do mesmo ano letivo.
No Final da Mobilidade
Declaração de estadia
O estudante deverá preencher o documento com a data de fim de mobilidade e enviar para erasmus.mobilidade@ubi.pt
É condição obrigatória a entrega do documento original, no Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais.
Transcript of records
O Transcript of Records é um documento da universidade de acolhimento onde constam todas as unidades curriculares frequentadas e os respetivos créditos ECTS obtidos.
Recomenda-se a entrega do documento original no GISP
Relatório final
O estudante irá receber no seu e-mail um login e uma password para preencher on-line na plataforma Mobility Tool, o seu relatório final de mobilidade.
O aluno terá 15 dias para submeter o Relatório disponibilizado pela Agência Nacional Erasmus+. Após a submissão, receberá um correio eletrónico a confirmar o envio do relatório.