Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. IAESTE

IAESTE

A IAESTE é uma organização internacional com mais de 80 Países-membros em 5 continentes, fundada em 1948 no Imperial College de Londres, que promove o intercâmbio de estudantes universitários entre os países-membros, com o objetivo de lhes proporcionar uma experiência de trabalho na indústria, instituições de pesquisa e outras entidades empregadoras.

Esta organização tem como objetivos :

  • facultar aos estudantes do ensino superior experiência técnica, relacionada com a sua área de estudos, num país estrangeiro.
  • promover o espírito de cooperação e de solidariedade entre os estudantes de todas as nações.

A IAESTE é constituída por Comissões Nacionais, onde se encontram devidamente representados os interesses do mundo académico, dos estudantes e da indústria, os quais são responsáveis pela organização dos programas de intercâmbio no respetivo país.

Os períodos de estágios nas empresas estão organizados de forma a que se possa realizá-los nas férias prolongadas do estudante, sendo a sua duração mínima um mês, embora se considere desaconselhável um período inferior a seis semanas. Em casos excecionais os estágios podem prolongar-se até 18 meses. As áreas abrangidas pelos Programas de Intercâmbio da IAESTE abrangem todos os ramos da Engenharia, vários ramos da Ciências Exatas e Naturais, tais como a Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia, bem como outros domínios tais como a Arquitetura, Agronomia, Farmácia e Ciências Veterinárias e muitas outras.

A IAESTE PORTUGAL

Em Portugal o programa internacional da IAESTE é gerido pela Comissão Portuguesa da IAESTE e suportado financeiramente por uma associação privada sem fins lucrativos, a APIET (Associação Portuguesa para a Permuta Internacional de Estudantes Estagiários Técnicos) com sede no Instituto Superior Técnico. O Secretariado Nacional funciona no Instituto Superior Técnico (IST) desde 1964, tendo como Secretário Nacional o Prof. Herold até 2003. A partir desta data, a IAESTE foi integrada no Gabinete de Informação e Relações com o Exterior (GIRE) do IST.

 

 

Data da última atualização: 03-02-2015
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.