Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Informaçao sobre a Gripe A

Informaçao sobre a Gripe A


Gripe A

Perguntas e RespostasVoltar ao topo

O que é a gripe A?

A Gripe A é uma doença provocada pelo novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009. Este novo subtipo de vírus, que apareceu recentemente e tem capacidade de infectar os seres humanos, contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinaçao nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 é transmissível entre os seres humanos.

Quais sao os sintomas?

Os sintomas de infecçao pelo novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 nos seres humanos sao normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Sazonal:

  • Febre
  • Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
  • Dor de garganta

Possibilidade de ocorrencia de outros sintomas:

  • Dores corporais ou musculares
  • Dor de cabeça
  • Arrepios - Fadiga
  • Vómitos ou diarreia [embora nao sendo típicos na Gripe sazonal, tem sido verificados em alguns dos casos recentes de infecçao pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)] Em alguns casos, podem surgir complicaçoes graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecçao.

A doença é particularmente grave em imunodeprimidos (incluindo a infecçao VIH/SIDA), nos diabéticos, nas grávidas, em indivíduos com obesidade extrema ou que sejam portadores de doenças crónicas do foro cardíaco, pulmonar ou renal.

Existe tratamento para a gripe A?

Sim. O vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir. Estes medicamentos só sao verdadeiramente eficazes se administrados nas primeiras 48h de doença. Apenas nos casos mais graves se justifica usar estes medicamentos passados os primeiros dois dias de doença. Contudo, a maioria dos infectados pode tratar a gripe com medicamentos que apenas aliviem os sintomas.

Existe vacina para a gripe A?

De momento, nao existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009. No próximo Outono/inverno estará disponível, como sucede todos os anos, a vacina contra a gripe sazonal, que deve ser administrada seguindo as indicaçoes da Direcçao Geral de Saúde. Esta vacina nao protege contra o vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009. Aguarda-se que as companhias farmaceuticas produtoras de vacinas contra a nova gripe pandémica concluam os respectivos ensaios clínicos e que a vacina seja aprovada para uso generalizado. No melhor dos cenários isto nunca acontecerá antes do final do ano de 2009, e numa fase inicial apenas haverá vacinas em quantidade suficiente para vacinar populaçoes prioritárias, que estao neste momento a ser devidamente identificadas. 

Como se apanha gripe A?

O modo de transmissao do novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 é identico ao da Gripe Sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situaçao de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreçoes do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilizaçao pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mante-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecçao.

Qual é o período de incubaçao da doença?

O período de incubaçao do vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.

O que é uma pandemia de gripe?

Uma pandemia de gripe é um fenómeno epidemiológico de grandes proporçoes que afecta vários continentes e países simultaneamente. Surge na sequencia do aparecimento de um novo subtipo de vírus que, na ausencia de anticorpos protectores, encontra condiçoes facilitadoras para se propagar. É esta a situaçao que actualmente vivemos, com a disseminaçao a escala planetária do novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009.

O que posso fazer para prevenir a disseminaçao do vírus caso esteja doente?

  • Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível;
  • Mantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem;
  • Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel; nunca as maos! Em último recurso utilize o antebraço;
  • Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo;
  • Lave frequentemente as maos com água e sabao, em especial após tossir ou espirrar;
  • Pode usar toalhetes descartáveis com soluçoes alcoólicas.

Plano de ContingenciaVoltar ao topo

Grupo de Trabalho

Comunicado Ficheiro PDF

Ver despacho no34/2009 Ficheiro PDFVoltar ao topo

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.