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COVID-19: Questões frequentes sobre Assuntos Académicos

Onde encontro informação atualizada para estudantes?           

Recomendamos que consulte regularmente as páginas web  https://www.ubi.pt/Pagina/coronavirus; https://www.ubi.pt/sites/academicos/pt/ e a área pessoal da minhaUBI.

Para obter informação sobre questões pedagógicas (aulas, sumários, trabalhos) e de avaliação, deve contactar a Faculdade ou Departamento onde são lecionadas as aulas.

 

Como contactar os Serviços Académicos se não há atendimento presencial?

Utilizando a linha telefónica 275 320 690 ou os endereços e-mail: sacad@ubi.pt ou s.academicos@ubi.pt

 

Como posso acompanhar as aulas? / Quando recomeçam as aulas?

A maioria das unidades curriculares irão manter-se em regime de ensino à distância até dia 31 de maio. Entre 1 e 6 de junho podem decorrer sessões presenciais, mas apenas se o docente responsável pela UC considerar imprescindível.

 

E relativamente a aulas práticas?

As UC’s de tipologia PL (ensino prático, laboratorial e trabalho de campo) podem ser retomadas a partir de dia 11 de maio e poderão prolongar-se até dia 8 de julho, no caso de se tratar de uma UC com exame, ou 25 de julho caso se trate de uma UC sem exame.

 

Sou estudante estrangeiro e encontro-me no meu país de origem. Terei de regressar à UBI para retomar as aulas presenciais?

Não. Poderá manter o regime de ensino à distância, mesmo no que concerne a UC’s de tipologia PL. As avaliações também serão à distância. Os alunos açorianos e madeirenses também são a abrangidos por esta medida.

 

Estou no grupo de risco para o COVID-19. Terei que regressar à UBI para retomar as aulas presenciais?

Não. Caso não possa deslocar-se à UBI, seja por questões médicas ou por cumprimento de confinamento obrigatório, deverá apresentar uma justificação médica aos docentes. Os docentes disponibilizarão material digital referente às aulas e assegurarão que possa realizar avaliações à distância.

 

Quando poderei regressar ao laboratório para retomar a minha investigação?

A partir de 11 de maio. Serão estabelecidos horários rotativos de modo a cumprir o regime de baixa densidade de presenças. É obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento social. A pedido das autoridades sanitárias locais poderá ser necessário efetuar testes de despistagem à COVID-19 no Covidrive da Covilhã.

 

Tenho o estágio interrompido. Quando pode ser retomado?

Os estágios serão retomados de acordo com as regras definidas pelas organizações onde decorre o estágio.

 

Posso reprovar por faltas?

Não. Os critérios de avaliação não podem conter um regime de faltas que resulte na reprovação do estudante.

 

Vai haver alterações no calendário escolar?

Sim, pode consultar as alterações introduzidas no Despacho 2020/R/29 - Plano de retoma das atividades presenciais em ensino, investigação e transferência de conhecimentos na UBI.

 

As datas dos exames e avaliações vão manter-se?

Não. Deixa de existir a época de Exames de Recurso, passando a época Normal a realizar-se entre 1 e 20 de julho e a época Especial entre 7 e 14 de setembro.

 

Tenho acesso à realização de exames em época de Especial?

Sim. Todos os estudantes inscritos a UC’s de 2.º semestre a que estejam Admitidos a exame estarão automaticamente inscritos a Época Especial.

 

Posso ir a exame de Época Especial de UC’s de 1.º semestre?

Apenas se tiver algum estatuto que lhe permitisse aceder habitualmente a esta época – Finalista; Trabalhador-Estudante; Dirigente Associativo; Estudante-Atleta, por exemplo.

 

Existe limite de exames que posso realizar em Época Especial?

Podem realizar exames a todas as UCs do 2º semestre a que estejam “admitidos” mais 2 UCs do 1º semestre se tiver algum estatuto, salvo os trabalhador-estudantes que não têm limite.

 

Os exames de época especial são pagos?

Só são pagos os exames de UCs de 1º semestre. Os exames de UCs do 2º semestre não são pagos porque fica automaticamente inscrito.

 

Posso efetuar melhorias na época especial?

Sim, pode fazer melhoria da classificação obtida por frequência e/ou exame de época normal. Só não pode fazer melhoria um aluno que concluir o curso e requerer o diploma antes da época especial.

 

Os prazos de entrega e defesa de dissertação vão ser alargados?

Sim. Foi criada uma época especial para entrega de dissertações e relatórios de estágio que tiveram os trabalhos afetados ou interrompidos. O requerimento de provas pode ser entregue até dia 21 de setembro.

Os estudantes cujos trabalhados de dissertação não tenham sido afetados podem requerer a admissão a provas até dia 30 de junho.

 

Como defendo a minha dissertação de mestrado?| Como defendo a tese de doutoramento?

As defesas de dissertações e teses podem ser realizadas, dentro das limitações existentes e eventuais situações particulares, por videoconferência.

 

Que tipo de trabalhos de mestrado têm direito a época especial?

A época especial está aberta a todas as Dissertações/Relatórios/Projetos desde que o orientador confirme no seu parecer escrito que o desenvolvimento do trabalho foi afetado pela interrupção das aulas presenciais, não sendo possível entregar até dia 30 de junho.

 

Posso solicitar o lançamento antecipado de nota em época especial?

Não. Em época especial todas as notas serão lançadas na mesma pauta

 

O valor de propinas vão ser alterado?

Não. Não existe alteração ao valor da propina. Os prazos de pagamento foram alargados até setembro de 2020. Mas quem tiver propinas em atraso e necessitar de renovar a inscrição terá que regularizar a situação antes.

Foi também criado um período especial de candidaturas ao FAS (Fundo de Apoio Social) da UBI, passando a incluir casos em que o estudante apresente “insuficiência motivada por desemprego ou acentuada perda de rendimento causada pela pandemia COVID-19.

 

Se desistir agora o que acontece com as propinas?      

Os alunos só podem requerer a anulação das UCs do 2º semestre e caso fiquem inscritos apenas a 30 ECTS de 1º semestre podem beneficiar do regime de tempo parcial 50% caso contrário terão que pagar a totalidade das propinas.

 

O meu documento de identificação (por exemplo, cartão de cidadão, passaporte) vai caducar e não consigo renová-lo. Como fazer?

Para evitar que os cidadãos tenham de se deslocar aos espaços dos organismos e serviços públicos, as autoridades públicas passam a aceitar, para todos os efeitos legais, a exibição dos documentos previstos no Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março, cujo prazo de validade tenha expirado a partir de 24 de fevereiro.

Os referidos documentos permanecem válidos até 30 de junho. Entre os documentos que serão aceites pelas autoridades estão, por exemplo, o cartão de cidadão, a carta de condução, o registo criminal, bem como certidões, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional.

Assim, todos os documentos suscetíveis de renovação e cujo prazo de validade expire a partir de 24 de fevereiro não terão de ser renovados agora, sendo aceites para todos os efeitos legais até 30 de junho.

 

Como obter certidão/diploma em papel?

Pode solicitar documentos na área pessoal do Balcão Virtual - menu ENSINO – Pedido de Requerimentos. Recomendamos que opte pelo envio da/o respetiva/o Certidão/Diploma via CTT.

Data da última atualização: 07-05-2020
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