Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. COVID-19: Questões frequentes sobre Assuntos Académicos

COVID-19: Questões frequentes sobre Assuntos Académicos

Onde encontro informação atualizada para estudantes?           

Recomendamos que consulte regularmente as páginas web  https://www.ubi.pt/Pagina/coronavirus; https://www.ubi.pt/sites/academicos/pt/ e a área pessoal da minhaUBI.

Para obter informação sobre questões pedagógicas (aulas, sumários, trabalhos) e de avaliação, deve contactar a Faculdade ou Departamento onde são lecionadas as aulas.

 

Como contactar os Serviços Académicos para evitar atendimento presencial?

Utilizando os endereços de e-mail: sacad@ubi.pt ou s.academicos@ubi.pt

 

Como acompanhar as aulas?

As aulas Teóricas (T) e Teórico-práticas (TPs) podem decorrer em três sistemas:

  • Presencial: Todas as UCs em que a dimensão da turma seja inferior à capacidade da sala em situação pandémica, de acordo com a indicação colocada nas portas.

  • Presencial híbrido: Divisão da turma em dois turnos. Metade da turma assiste à aula em sala de aula enquanto a outra metade assiste à transmissão online síncrona dessa mesma aula. Os turnos mudam de duas em duas semanas para minimizar a utilização de transportes públicos. Os estudantes estrangeiros que se encontrem fora do país e os estudantes com atestado médico que comprove a sua impossibilidade de assistir às aulas presenciais poderão manter-se sempre no turno à distância.

  • Presencial por grupos: A turma é dividida em grupos de estudantes, de acordo com a capacidade das salas escolhidas. Sempre que possível, a aula decorre simultaneamente em diferentes salas de aula, preferencialmente contíguas.
  • Nas práticas laboratoriais, os alunos serão divididos em turnos, de acordo com as capacidades dos laboratórios.

Para informações sobre o funcionamento, contactar os docentes.  

 

Sou estudante estrangeiro e encontro-me no meu país de origem. Terei de regressar à UBI para retomar as aulas presenciais?

No caso das aulas T e TPs, que funcionam no sistema híbrido, poderá manter o regime de ensino à distância, até conseguir voltar para Portugal.

 

Estou no grupo de risco para o COVID-19. Terei que regressar à UBI para retomar as aulas presenciais?

No caso das aulas T e TPs, que funcionam no sistema híbrido, poderá manter o regime de ensino à distância. No entanto, deverá apresentar comprovativo médico aos docentes.

 

Tenho o estágio interrompido. Quando pode ser retomado?

Os estágios serão retomados de acordo com as regras definidas pelas organizações onde decorre o estágio.

 

Tenho acesso à realização de exames em época de Especial?

Sim, em todas as UCs em que estiver admitido/a.

 

Os prazos de entrega e defesa de dissertação vão ser alargados?

Sim. Foi criada uma época especial para entrega de dissertações e relatórios de estágio que tiveram os trabalhos afetados ou interrompidos. O requerimento de provas pode ser entregue até dia 30 de julho.

 

Como defendo a minha dissertação de mestrado?| Como defendo a tese de doutoramento?

As defesas de dissertações e teses deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma presencial. Os elementos do júri externos à UBI ou o estudante que apresente atestado médico que fundamente o impedimento podem solicitar a sua participação por videoconferência.

 

Posso solicitar o lançamento antecipado de nota em época especial?

Não. 

 

O valor de propinas vão ser alterado?

Não. Não existe alteração ao valor da propina. Os prazos de pagamento foram alargados até setembro de 2020. Mas quem tiver propinas em atraso e necessitar de renovar a inscrição terá que regularizar a situação antes.

Foi também criado um período especial de candidaturas ao FAS (Fundo de Apoio Social) da UBI, passando a incluir casos em que o estudante apresente “insuficiência motivada por desemprego ou acentuada perda de rendimento causada pela pandemia COVID-19.

 

Como obter certidão/diploma em papel?

Pode solicitar documentos na área pessoal do Balcão Virtual - menu ENSINO – Pedido de Requerimentos. Recomendamos que opte pelo envio da/o respetiva/o Certidão/Diploma via CTT.

 

Há atendimento presencial nos Serviços Académicos?

Sim, com marcação prévia.

Data da última atualização: 16/02/2021
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.