A doença oncológica assume-se como uma das patologias crónicas com maior taxa de incidência e mortalidade em todo o mundo. Após o diagnostico de doença oncológica, o processo terapêutico envolve a administração de vários tratamentos. Embora as terapêuticas antineoplásicas contribuam, inquestionavelmente, para a melhoria do prognóstico clínico e para o aumento do tempo de sobrevivência, a indução de efeitos secundários nefastos é uma inequívoca realidade. Normalmente, aliado à deterioração da qualidade de vida e à degradação dramática da aptidão física (sensação de cansaço, diminuição da força muscular, entre outros) é um fenómeno frequentemente reportado.
O exercício físico é identificado por vários especialistas e investigadores como um seguro e efetivo coadjuvante terapêutico na recuperação deste tipo de doentes. Desta forma, o MAMA_MOVE tem como missão desenhar e implementar um programa de exercício físico para sobreviventes de cancro que dê resposta à diminuição da aptidão física resultante dos efeitos colaterais das terapias adotadas. Com uma visão clara de ser um projeto social e científico de referência a nível nacional e de ter um papel de educação para a saúde junto da comunidade em geral.
Sessões de exercício:
Duração: 45min/60min
Exercícios: Os exercícios realizados focam-se na melhoria da força muscular, capacidade aeróbia, funcionalidade e amplitude de movimento.
Horário: Segunda, quarta e quinta das 17h30 às 19h45
Local: Departamento Ciências do Desporto- Ginásio UBI
Contactos:
962076801 (Ricardo Madeira) / 935213951 (Adriana Maia)
mama.move.ubi@gmail.com