Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitor

Reitor

O atual Reitor é o Prof. Doutor António Fidalgo, que tomou posse para o primeiro mandato a 5 de setembro de 2013, tendo iniciado o segundo a 7 de setembro de 2017.

Img:

Mensagem do Reitor

Por natureza o homem procura o saber. Perguntar, interrogar, pesquisar, estudar, descobrir, investigar, refletir, são ações de quem quer saber. A curiosidade é, de facto, um dos motores da vida humana. A universidade vive duplamente dessa procura do saber. Primeiro por instigar e promover o desejo de saber e, depois, por satisfazer esse desejo. Não se trata de uma satisfação definitiva, porque à medida que se obtêm as respostas para as perguntas antigas, novas perguntas surgem a exigir mais estudo, mais investigação e reflexão.

Como reza o preâmbulo dos seus estatutos, a Universidade da Beira Interior assume o espírito secular da universidade europeia de junção e transmissão de todos os saberes e os desígnios contemporâneos de investigação e intercâmbio científicos no seio de uma comunidade universal. O ensino, a aprendizagem e a investigação que professores, alunos e funcionários prosseguem são o cerne da missão da universidade.

A página web da UBI prossegue vários objetivos:
- Dar a conhecer a UBI ao mundo da melhor maneira, a mais completa e verdadeira; em particular aos que procuram uma universidade para nela estudarem e obterem uma formação humana, cultural, científica e tecnológica de grande qualidade.
- Servir de instrumento eficaz de trabalho e comunicação a toda a comunidade académica, alunos, professores e funcionários.
- Estabelecer um vínculo duradoiro com todos os que foram estudantes da UBI.
- Contribuir para o desenvolvimento da Beira Interior e tornar a sociedade portuguesa mais próspera, justa e fraterna.

 

António Fidalgo

  • Biografia

    António Fidalgo nasceu em Fevereiro de 1956 em Aldeia de João Pires, Penamacor. Estudou nos seminários diocesanos do Fundão e da Guarda entre 1966 a 1974, beneficiando de uma bolsa do Instituto de Obras Sociais. Em Outubro de 1974, com 18 anos de idade, começou a trabalhar em Lisboa numa empresa de aditivos industriais. Sempre como trabalhador estudante fez o bacharelato em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975-1978).

    Depois de um ano de viagens e de trabalho (Grécia, Israel, Alemanha e Suíça), retomou em Outubro de 1979 os estudos de filosofia na Universidade de Würzburg, na Alemanha. Bolseiro da Fundação Konrad Adenauer, obteve os graus de Magister Artium (1981) e de Doctor Philosophiae (1985).

    Regressado a Portugal em Setembro de 1984, ensinou nas Faculdades de Teologia e de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Ingressou em 1991 na UBI como professor auxiliar do Departamento de Sociologia e Comunicação. Já como professor associado em Ciências da Comunicação, foi vice-reitor de Julho de 1995 a Julho de 1998, nos mandatos dos reitores Cândido Passos Morgado e Manuel Santos Silva. No ano sabático de 1998-1999 foi Visiting Scholar na Universidade de Harvard com uma bolsa da Fundação de Desenvolvimento Luso-Americana. Professor catedrático desde Maio de 2000, lançou nesse ano a Faculdade de Artes e Letras, de que foi o primeiro presidente até 2008. Fez parte da Assembleia Estatutária da UBI em 2008. No ano letivo de 2008-2009 foi Professor visitante na Universidade Federal da Bahia, Brasil.

    No seio da UBI, impulsionou a criação dos cursos de Licenciatura de Língua e Cultura Portuguesas (1996), Design Multimédia (2000) Cinema (2002), de Mestrado e Doutoramento em Ciências da Comunicação (1995), tendo sido o primeiro Director de Curso de todos eles. Em 2000 lançou o jornal online Urbi et Orbi, de que foi director até 2007. Em 2002 criou o LabCom  – Laboratório de Comunicação Online, unidade de investigação creditada e avaliada  pela FCT.

    Em 2009 foi um dos concorrentes ao concurso para reitor da UBI, de que saiu vencedor o Prof. João Queiroz.

    A sua eleição para reitor ocorreu em 5 de Julho de 2013.

  • Discursos

Data da última atualização: 08-09-2017
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.