Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Torres de Esparguete Inter Escolas

Torres de Esparguete Inter Escolas

Img:

A UBI está a organizar o concurso “Torres de Esparguete Inter Escolas” com o objetivo de fomentar o gosto pela física e pela engenharia, mostrar e demonstrar conceitos teóricos e práticos introdutórios, de ambas as áreas, de forma interativa e divertida, dando azo a que o espirito competitivo, característico de uma juventude que ambiciona um futuro promissor, seja o veículo para a procura incessante do conhecimento numa área que se pauta por ser ainda de grande procura por parte do mercado de trabalho e importância para a sociedade.

Destinado a alunos do ensino secundário, será compreendido em duas fases. A primeira fase com uma aula/workshop na escola e a segunda fase que será a grande final a 13 maio de 2016.

 

Concurso
O concurso consistirá na criação de torres com a utilização de esparguete e cola termofusível onde a equipa vencedora será a que, dentro das regras, tiver a torre de maior altura.
Decorrerá em duas fases distintas, na primeira será feita uma demonstração / apresentação pelas escolas, e na segunda terá lugar o concurso propriamente dito na Universidade da Beira Interior.

Quando
O desafio irá compreender duas fases:
1ª fase – aula/workshop nas escolas secundárias na primeira quinzena de abril, em dia a marcar pela escola
2ª fase – desafio final na Universidade da Beira interior em 13 maio 2016

Como participar

1.ª fase
A escola deve inscrever-se por e-mail (torresparguete@gmail.com) para que a comissão organizadora se desloque à escola para lecionar uma aula introdutória à mecânica de estruturas (adaptada), uma vez que as torres de esparguete são um concurso que tem por base uma forte componente mecânica e será necessário abordar conceitos de treliças, forças de tensão, forças de compressão, introdução ao conceito de barra, nó e revisão do conceito de centro de massa.
Após esta aula será dado um workshop de como construir uma torre de esparguete. Este workshop irá ter uma componente teórico-prática que será dividida em duas fases, numa primeira serão apresentadas as propriedades dos materiais de construção, e como estes se comportam perante diferentes esforços, e na segunda parte será explicado o melhor método de utilização dos materiais, em que se falará das quantidades ideais de cola e esparguete a utilizar.
As sessões terão lugar numa sala, ou conjunto de salas (no máximo 48 pessoas por sala) a definir pela escola, de preferência na presença de um professor de física ou equivalente.
Esta fase tem uma duração prevista de 90 minutos, será efetuada agrupando turmas até um máximo de 48 pessoas por sala.
Solicita-se que as apresentações por escola nesta fase decorram todas no mesmo dia, mesmo que isso requeira apresentações em simultâneo em salas diferentes ou mais que uma apresentação por dia, nas circunstâncias descritas.

2.ª fase
O concurso consiste na criação de torres com a utilização de esparguete e cola termofusível onde a equipa vencedora será a que, dentro das regras, tiver a torre de maior altura.
A prestação dos concorrentes neste desafio será tanto melhor, quanto melhor forem apreendidos os conceitos teóricos demonstrados pelos elementos da organização do evento, estudantes das áreas da Engenharia da Universidade da Beira Interior.
A participação será feita por equipas que serão constituídas por um número de participantes até um máximo de três, sendo a deslocação das equipas da responsabilidade dos intervenientes ou das escolas.
As inscrições deverão ser feitas mediante o envio de um mail para torresparguete@gmail.com, com o nome da escola, e a constituição da equipa (nome, idade e ano do ensino secundário), dados que serão confirmados nas 48 horas seguintes pela organização.

Destinatários
Todos os alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º ano).

Prémio
Escola: Kit relacionado com a disciplina de Física e um troféu
Equipa: Drone individual para cada elemento da equipa

Outras questões
Todo o material necessário para o evento será disponibilizado pela organização.
Solicita-se que a(s) sala(s) definida(s) para o evento possua(m) pelo menos 12 secretárias e/ou bancadas e 3 tomadas.
O regulamento do evento (concurso final) será disponibilizado aquando da deslocação para demonstração, 1ª fase.

Qualquer esclarecimento adicional poderá ser feito através de torresparguete@gmail.com

Data da última atualização: 03-03-2016
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.