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Regras de Funcionamento

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1. O QUE É A AJC

É um espaço de trabalho, de discussão, de reflexão, de experimentação, de questionamento e de aprendizagem das Ciências e das suas aplicações.

É uma possibilidade de os alunos terem uma experiência coletiva sobre o que é uma universidade e o que é um ambiente académico universitário.

É uma oportunidade para os alunos ganharem uma maior clarificação relativamente ao seu caminho futuro, em termos de escolha de áreas de estudo e de cursos.

 

2. A QUEM SE DESTINA A AJC

A alunos do 12.º ano das escolas da região que:
i) Tenham um desempenho muito bom na área das Ciências;
ii) Estejam interessados e motivados em participar na AJC;
iii) Assumam que têm disponibilidade de tempo para se poderem responsabilizar pela sua participação semanal nas sessões de trabalho da AJC.

 

3. A ESTRUTURA DA AJC

a) Projetos: de entre o leque de projetos paralelos que lhes são apresentados mensalmente, os alunos terão de optar por aquele com o qual têm maior afinidade;
b) Conferências: em torno das Ciências e suas aplicações;
c) Visita(s) de estudo: para proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre as Ciências e as suas aplicações na região e noutros centros de interesse fora da região;
d) Observação astronómica: no terraço do Departamento de Física da UBI;
e) Sessões de reflexão: sobre a atividade da AJC.

 

4. O FUNCIONAMENTO DA AJC

As sessões da AJC são desenvolvidas nas instalações das Faculdades da UBI durante as tardes de sexta-feira, das 14h30 às 18h00, de outubro de 2018 a abril de 2019.

Os alunos deverão estar presentes em todas as sessões plenárias (conferências, visitas de estudo, sessões de reflexão, observação astronómica) e em todas as sessões de cada projeto mensal em que se inscrevem.

Um aluno que falte, sem justificação, mais do que duas vezes às sessões de trabalho será excluído da AJC.

Cada escola participante tem um professor responsável pela AJC que coordenará a atividade dos seus alunos (contacto direto com a UBI, dinamização dos alunos, identificação de possíveis problemas no decorrer das atividades da AJC e ajuda para a sua resolução). É desejável que o professor responsável participe nas sessões plenárias, nomeadamente nas sessões de reflexão.

 

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