Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. GISP - Gabinete Internacionalização e Saídas Profissionais
  5. Mobilidade Docentes
  6. International Credit Mobility
  7. Mobilidade Staff Teaching

Mobilidade Staff Teaching

A mobilidade de docentes é uma das missões importantes da cooperação entre instituições de Ensino Superior que tem como objetivo promover a dimensão europeia e a qualidade do Ensino Superior, junto dos estudantes que não têm a possibilidade de realizar qualquer tipo de mobilidade. A possibilidade de realizar uma Missão de Ensino ERASMUS+ representa, para o docente, uma oportunidade de valorização tanto pessoal como profissional.

Considera-se uma missão de ensino de curta duração um período de docência em instituições de Ensino Superior parceiros Erasmus+ da UBI. O docente terá de ministrar aulas e participar noutras atividades integradas no programa de ensino da instituição de acolhimento. Poderá utilizar este tipo de atividade para monitorizar alunos Erasmus+, desenvolver novos projetos de cooperação ou atividades de investigação.

Cada mobilidade tem a duração de 7 dias. Uma atividade de Staff Teaching deve incluir um mínimo de 8 horas de ensino por semana. Se a atividade de ensino é combinada com uma atividade de Staff Training durante um único período no exterior, o número mínimo de horas de ensino por semana é reduzido para 4 horas.

 

Como se candidatar?

Para se candidatar, terá de preencher os seguintes Formulários:

Formulário Staff Teaching

Formulário Missões de Mobilidade

 

Ao finalizar o Formulário, terá que enviar os seguintes documentos para icm@ubi.pt:

  • Mobility Agreement
  • Missões de Mobilidade
  • Carta de Motivação

Nota: A candidatura só será considerada válida com o envio dos documentos pedidos. 

 

Critérios de Seleção

A seleção das mobilidades de docentes baseia-se na qualidade do projeto de trabalho apresentado, sendo pedido o envio do CV e Carta de Motivação.

 

Procedimentos da Mobilidade

  1. Antes de iniciar o processo de mobilidade, o Docente deverá contactar o Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais para confirmar se existe disponibilidade;
  2. O Docente deverá preencher o documento “Staff Teaching” e proceder às assinaturas. É necessário ter atenção que, antes de contactar a instituição pretendida, o Vice-Reitor para a Internacionalização deverá autorizar a mobilidade;
  3. O Docente deverá enviar por email o documento “Staff Teaching” para a instituição de acolhimento, com o conhecimento do GISP (icm@ubi.pt);
  4. A Instituição de Acolhimento procederá às assinaturas e enviar a Carta Convite;
  5. Assim que tiver a Carta Convite, o Docente deverá preencher os seguintes documentos:
    -Missões de Mobilidade;
    - Grant Agreement.
  6. No fim da mobilidade, o Docente deverá entregar no GISP os originais da Carta Convite, Mobility Agreement e Confirmation Letter.
    Nota: As datas deverão ser acordadas com a Instituição de Acolhimento e sempre com o conhecimento do GISP.
Data da última atualização: 25/11/2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.