A Comissão Europeia, juntamente com os Estados-Membros, desenvolveu uma Política para Integração de Pessoas com Necessidades Especiais, que pretende promover a igualdade e a inclusão através da facilitação do acesso a aprendentes oriundos de grupos desfavorecidos e com menos oportunidades em comparação com os seus pares, na área da educação.
No âmbito do Programa Erasmus+, a Universidade da Beira Interior garante a igualdade de acesso e de oportunidades para os participantes de todas as origens.
Os estudantes com Necessidades Especiais que pretendam participar no Programa Erasmus+, independentemente de poderem vir a receber uma bolsa de mobilidade Erasmus, têm o direito de receber uma Bolsa Suplementar Erasmus, cujo valor varia segundo o grau de incapacidade.
O apoio adicional para participantes com necessidades especiais pretende cobrir os custos adicionais diretamente relacionados com a sua participação nas atividades de mobilidade (alojamento adaptado, assistência durante a viagem, despesas com assistentes ou ajudantes, assistência médica, consultas ou adaptação do manual didático). As pessoas que acompanhem participantes com necessidades especiais têm o direito de receber uma contribuição com base em custos reais.
Os alunos devem informar o Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais da UBI de que têm uma necessidades especial e que pretendem candidatar-se a uma mobilidade Erasmus e à respetiva bolsa Suplementar.
O GISP apoiará todo o processo de candidatura às referidas bolsas e irá informar a Universidade parceira que foi selecionado um estudante com necessidades especiais, para confirmar que a instituição de acolhimento tem condições para o receber. Esta informação deverá fazer parte da candidatura do aluno em questão.