Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Responsabilidade Social
  3. Sustentabilidade
  4. Poupança Energética

Poupança Energética

Hoje em dia, sabe-se que os atuais consumos energéticos são responsáveis, em grande parte, pela contaminação do ar e da água, alterando o clima do nosso planeta. Deste modo, e porque a UBI esteve e está interessada em fazer parte de uma lógica estratégica contínua de sustentabilidade, o aumento da eficiência energética tem sido uma preocupação central dos nossos serviços que tem vindo a traduzir-se num conjunto de iniciativas na vertente da gestão e eficiência energética. Estas iniciativas incluem a realização de auditorias energéticas aos edifícios, o estudo e implementação de estratégias e medidas para combater o desperdício e melhoria da utilização da energia e água de consumo.
 
A UBI tem vindo a recorrer à utilização de energias limpas e ilimitadas, como a energia solar aproveitada por termoacumulador. O projeto UBI_eficiente permitiu a instalação de sistemas de produção de águas quentes sanitárias (AQS), através de coletores solares térmicos, em diversas residências de estudantes e nos pavilhões desportivos. As instalações solares térmicas irão cobrir, em breve, 60% das necessidades energéticas para a preparação de AQS, no entanto, há um valor que é intangível e se deve atribuir ao aumento da qualidade dos serviços prestado pelos SASUBI, ao terem disponível uma maior quantidade de AQS. Deste modo, os custos de serviço são reduzidos ao mínimo e, ao mesmo tempo, aumenta-se a qualidade dos serviços e contribui-se eficazmente para a proteção do meio ambiente.
 
Ainda no domínio da eficiência energética, refira-se a implementação entre 2018 e 2020 do projeto aprovado em candidatura ao POSEUR – EE para intervenção em oito edifícios  da UBI, na envolvente opaca e envidraçada, sistemas de produção de energia alternativos, sistemas de iluminação, sistemas de monitoração de consumos, etc.

Data da última atualização: 12/04/2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.