Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Pessoas
  3. José Maria da Silva Rosa

José Maria da Silva Rosa

Professor/a Associado/a

Sector — Cargos/Funções

Faculdade de Artes e Letras Responsável da Faculdade de Artes e Letras

Faculdade de Artes e Letras Presidente da Faculdade de Artes e Letras

LabCom.IFP - Comunicação Filosofia e Humanidades Investigador/a

Departamento de Comunicação e Artes Docente do Departamento de Comunicação e Artes

Mais Info

Formação

José Maria da Silva Rosa nasceu a 3 de Maio de 1965, em Vila de Rei, onde estudou até ao 9º ano. Entre 1983-1986, completou no Centro de Estudos de Fátima (CEF), o 10º, o 11º e o 12º ano, com a média de 17 valores. Em 1993, depois ter estudado Direito e Teologia, concluiu a Licenciatura em Filosofia na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, também com a média de 17 valores (Magna cum Laude). Em 1997, concluiu nesta Universidade o Mestrado em Filosofia Medieval com a Dissertação intitulada Em busca do Centro. Investigações sobre a noção de Ordem na obra de Santo Agostinho (Período de Cassicíaco) , obtendo a Classificação máxima (Summa cum Laude) por unanimidade. Em 2005, concluiu o Doutoramento em Filosofia Medieval, também na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, com a tese intitulada O Primado da Relação. Da intencionalidade trinitária da Filosofia, também aprovada por unanimidade com a classificação máxima (Summa cum Laude). Desde o ano de 1992 a 2002, foi professor na Univ. Católica, em Lisboa, predominantemente nos Cursos de Filosofia, de Teologia, de Ciências da Comunicação e de Serviço Social.

Áreas de ensino

Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia da Religião.

Interesses de investigação

Pensamento Antigo e Medieval, Fenomenologia Francesa, Filosofia e Fenomenologia da Religião.

Publicações (3 Títulos)

  • Proslogion de Santo Anselmo - Introdução, tradução, notas, propostas de trabalho e recepção do Argumento, (em colab. com Helena Reis Pereira), Lisboa, Texto Editora, 1995, 95 pp;
  • Em busca do Centro. Investigações sobre a noção de Ordem na obra de Santo Agostinho (Período de Cassicíaco), Lisboa, Universidade Católica Editora, 1999, 340 pp.;
  • O Primado da Relação. Da intencionalidade trinitária da filosofia, Lisboa, Universidade Católica Editora, 2007, 563 pp.

Contactos

jrosaðubi÷pt
3402
1145
1200

Página pessoal
Data da última atualização: 2017-11-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.