Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Prémios
  3. Casaco inteligente desenvolvido na UBI vence prémio internacional

Casaco inteligente desenvolvido na UBI vence prémio internacional

  14 de maio de 2019

Caroline Loss, investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI), foi uma das vencedoras da competição internacional Techtextil Innovations Awards, destinada a projetos inovadores da área têxtil. O E.caption 2.0 alcançou um dos dois prémios da categoria Nova Aplicação.

O projeto é a continuidade do trabalho desenvolvido pela investigadora durante o doutoramento em Engenharia Têxtil, na UBI. Combinando design, engenharia têxtil e engenharia de telecomunicações, é um casaco para ser usado por técnicos de manutenção de torres de telecomunicações. Trata-se de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que alerta o portador para a sobreposição a níveis de radiação.

“Quando é preciso fazer reparações nestas antenas, o corrente é deitar abaixo o sinal para proteger os técnicos, mas isso deixará de ser necessário com o uso do E-caption 2.0, uma vez que este casaco tem uma camada de condutores que bloqueiam as radiações”, refere Caroline Loss, citada pelo T Jornal.

O casaco inteligente, exemplo da investigação de ponta que se produz na UBI, acaba assim reconhecido nesta 15ª edição do Techtextil Innovations Awards, competição que premeia o talento de jovens investigadores com trabalhos meritórios na procura de soluções inovadoras para o setor.
    
Caroline Loss doutorou-se na UBI em 2017, tendo apresentado a tese intitulada “Study of the Electromagnetic Properties of Textiles: Development of Textile Antennas for Energy Harvesting”, tendo sido orientada por Rita Salvado (docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI). No desenvolvimento do projeto que agora venceu o Techtextil Innovations Awards contou ainda com o apoio do Instituto de Telecomunicações de Aveiro.

Os prémios foram entregues na abertura da “Techtextil, International Trade Fair for Technical Textiles and Nonwovens”, feira de negócios para a indústria têxtil e de vestuário, que decorre em Frankfurt am Main, na Alemanha, até dia 17 de maio.

Foto: T Jornal

Pessoa(s) associada(s):

Curso(s) associado(s):

Data da última actualização: 14 de maio de 2019

 

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.