Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Mecânica Computacional

Engenharia Mecânica Computacional

1º Ciclo     Departamento de Engenharia Eletromecânica

Ano:
Plano de Estudos   Engenharia Mecânica Computacional
Código DGES
L295  
Área CNAEF 521 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 14497/2022 | DR 2.ª série, n.º 242, 19 de dezembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 25-08-2022
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Cr 209/2022 de 29-09-2022
ECTS 180

Concurso Nacional de Acesso  

Provas de Ingresso 07 Física e Química
19 Matemática A
Vagas 30 (2023)
Nota Mínima (0-200) Provas de ingresso: 95
Nota de Candidatura: 100
Nota do Último Colocado -1
Cálculo da Nota de Acesso Média do ensino secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

Sobre

Objetivos Gerais Formação em engenharia mecânica com enfoque na análise computacional de sistemas e processos envolvendo materiais sólidos ou fluidos. A indústria portuguesa apresentou nos últimos anos uma grande evolução através da
atualização tecnológica e da sofisticação no desenvolvimento de ferramentas computacionais para a conceção e fabrico de produtos. Esta evolução tem determinado a necessidade de quadros superiores com formação mais
especializada em cada fase do setor industrial. Surge, assim a necessidade da formação superior de Engenheiros Mecânicos com conhecimento alargado de ferramentas computacionais nas diferentes fases do processo de
conceção, projeto, produção, nomeadamente desenho e programação, dimensionamento mecânico computacional, envolvendo a mecânica estática, dinâmica, termodinâmica e a mecânica dos fluidos. Além disso, pretende-se, também, formar indivíduos com qualificações suficientes para o acesso ao 2º ciclo de estudos em Engenharia Mecânica ou curso afim.
Competências Os Licenciados em Engenharia Eletromecânica pela Universidade da Beira Interior estão preparados para se manterem atualizados num mundo profissional com ferramentas computacionais em constante evolução.
Têm capacidade crítica das potencialidades e limitações das ferramentas computacionais e selecioná-la(s) dependente do problema. São capazes de atuar no desenvolvimento, ou melhoria do desempenho por técnicas de otimização, de produtos/sistemas por projeto mecânico com componente computacional. Conseguem conceber e projetar com base computacional sistemas fluido/térmicos e/ou de estruturas mecânicas, assente em conceitos de ciências de base da engenharia mecânica. Sabem usar ferramentas de modelação computacional, gerais ou específicas, exigidas pela indústria e por normas nacionais/internacionais; São capazes de interpretar resultados de métodos analíticos, computacionais e experimentais; São capazes de analisar, identificar, classificar, descrever e comunicar sobre um projeto mecânico.
Os Licenciados em Engenharia Mecânica Computacional pela Universidade da Beira Interior estão, também, preparados para continuar os seus estudos em cursos de mestrado e doutoramento.
Saídas Profissionais A evolução tecnológica segue novos padrões de produção e conceção de produtos e sistemas. A introdução de um reforço na componente computacional permite alinhar a formação em engenharia mecânica com os novos paradigmas da indústria 4.0 e dos digital twins (estes últimos enquanto suporte à conceção e produção).
O Licenciado em Engenharia Mecânica Computacional pela Universidade da Beira Interior têm excelentes perspetivas de carreira. Fruto da formação diferenciada na área da mecânica recorrendo a recursos computacionais que caracteriza o curso, os licenciados em Engenharia Mecânica Computacional podem atuar em diferentes áreas com conhecimento alargado de ferramentas computacionais nas diferentes fases do processo de conceção, projeto, produção, nomeadamente desenho e programação, dimensionamento mecânico computacional, envolvendo a mecânica estática, dinâmica, termodinâmica e a mecânica dos fluidos.
Infraestruturas As atividades letivas decorrem nas salas de aula, anfiteatros, laboratórios, e salas de computadores.
Os laboratórios abrangem valências do ciclo de estudos: Electrotecnia, Instrumentação e Medida, Mecânica dos Materiais e Tecnologia Mecânica, Energética e Máquinas Térmicas, Termodinâmica e Transmissão de Calor, Mecânica dos Fluidos e Turbomáquinas, Mecânica Aplicada e Sistemas Mecânicos.
- Salas de computadores para ensino de Programação, Desenho Assistido por Computador, Projecto Mecânico, etc.
- Biblioteca informatizada com mais de 80 000 livros, e centenas de postos de trabalho informático.
- Oficinas para apoio a trabalhos curriculares e extracurriculares.
- Laboratório de fabricação para apoio a trabalhos curriculares e extracurriculares.
- Salas de aula e anfiteatros reservados para o curso.
- Residências universitárias.
- Cantinas e Snack-Bares.
- Instalações desportivas para diversas modalidades.
- Gabinete médico e de enfermagem.

Departamento de Engenharia Eletromecânica

Calçada Fonte do Lameiro
6201-001 Covilhã
275 242 055
1811

Responsáveis

 [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2022-11-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.