Objetivos Gerais
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Satisfazer uma área de atividade profissional, relacionando o design de moda centrada nas necessidades da indústria e do mercado, com a criação de produtos de valor acrescentado para o mercado e negócio da Moda. Ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas de design de moda, materiais, ciência e tecnologia têxteis e ciências sociais e humanas, incentivando o pensamento critico, análise crítica, comunicação oral e escrita. Utilizar as competências da instituição do curso, (laboratórios, oficinas e Museu de Lanifícios) para optimizar as sinergias e os resultados da formação, melhorando a profissionalização na área da moda. Desenvolver uma área de investigação multidisciplinar, incentivando o espírito investigador, quer na dissertação, quer criando apetência para estudos de 3º Ciclo. Aproveitar a possibilidade dos alunos estudarem junto da indústria têxtil e vestuário, materiais têxteis de valor acrescentado, enriquecendo o seu perfil profissional. |
Competências
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Os Mestres em Design de Moda deverão adquirir competências e formação para se tornarem responsáveis de equipas e de especialistas de concepção em design de produtos têxteis e de vestuário e:
1) Ser capaz de interpretar as tendências do mercado, fenómenos culturais e comportamentos, de forma a estabelecer relações entre os processos racionais e emocionais de forma a melhorar as atividades do designer.
2) Capazes de aplicarem os conhecimentos na apresentação de soluções de design de moda perante propostas concretas e complexas de clientes, em contexto multidisciplinar e em função dos materiais e tecnologias disponíveis, fundamentando as suas decisões.
3) Capazes de realizarem investigação ou estudos aplicados para desenvolverem conhecimento de suporte às soluções de projetos de design complexos e inovadores, nomeadamente na elaboração de coleções para mercados muito exigentes ou na concepção de tecidos, malhas ou vestuário de elevada tecnologia, ao nível dos materiais e das funcionalidades.
4) Com competências para transmitir de uma forma clara as conclusões das investigações ou raciocínios sobre projetos de design, quer aos membros da equipa, quer aos clientes, quer ainda ao público em geral.
5) Com competências para uma aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma, nomeadamente para prosseguir estudos de doutoramento, adquirindo conhecimentos que lhes permitem alcançar patamares profissionais de investigação e de docência no ensino superior. As capacidades criativas e de inovação artística e tecnológica desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso, permitirão aos pós-graduados liderar os projetos de concepção de tecidos, malhas, estampados ou peças de vestuário de forma a torná-los atraentes e/ou funcionais, ou seja, confortáveis na sua estreita relação com o homem e/ou capazes de responder a exigências funcionais de elevado nível.
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Saídas Profissionais
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Os especialistas em design de moda qualificados pelo Mestrado em Design de Moda poderão desenvolver as suas atividades integrados em empresas industriais ou comerciais, em ateliers de design, ou em empresas de consultoria, ou ainda como profissionais free-lancers. A profissão decorrerá em empresas têxteis de fios, malhas ou tecidos, ou em empresas de confecção de tecido ou malha, convencionais ou de elevada tecnologia, gabinetes de consultoria ou ainda em empresas de distribuição de vestuário. A Percentagem de diplomados que obtiveram emprego até um ano depois de concluído o ciclo de estudos foi de 95% em 2009, e de 84% em 2010.
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Infraestruturas
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Estruturas de apoio que cobrem todo o processo produtivo têxtil, desde a concepção e projeto de protótipos de produtos de moda: oficina de fiação, não-tecido, tecidos e malhas tecelagem, acabamento, impressão digital e produção de vestuário. Em Laboratório CAD e Atelier: software atualizado que ajuda os estudantes de design de moda no desenvolvimento de produtos, bibliografia específica e bases de dados profissional e internacional de tendências de moda (WGSN). As oficinas e ateliers estão abertos 24 horas por dia, promovendo a estudantes a participação em concursos nacionais e internacionais de moda. Outras estruturas: 1)Museu de Lanifícios. Núcleo da Real FábricaVeiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios (centro de interpretação de lã) com 35.000 amostras de tecido tratados informaticamente; 2) Biblioteca Central aberta das 9 às 11, 3); centro de Informática, aberto 24 horas, com serviço de Internet. |