Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Filosofia do Habitat

Filosofia do Habitat

Código 10958
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Teórico-Prático
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade visa, num primeiro plano, operar com conceitos-chave, teorias e problemas específicos da estética filosófica. Tal inclui comunicação de definições e desenvolvimentos históricos da estética. Num segundo plano, pretende-se questionar a possibilidade de integrar uma actividade de concretização estética no âmbito do fenómeno da arte, do design e da cultura de comunicação contemporânea.
Conteúdos programáticos Os conteúdos desdobram-se em duas partes, cada uma delas desenvolvendo um tema próprio, estudado em diferentes autores: Na 1.ª parte desenvolve-se o tema - Estética, simetria e prazer – aqui levantado pelas teorias de Descartes e Kant. Na 2.ª parte o curso desenvolve o tema - Natureza e arte (design) - , através das questões postas por Heidegger e Pareyson.

Bibliografia principal Monroe C. Beardsley, John Hospers, Estética, Historia y Fundamentos, Madrid, Ediciones Cátedra,
1997.
René Descartes, «Passions de l’Âme» in Œuvres philosophiques III (1643- 1650), textes établis, présentés et annotés par Ferdinand Alquié, Paris, Classiques Garnier, 1989.
Immanuel Kant, Crítica da faculdade do juízo [Kritik der Urteilskraft, 1790], introdução de António Marques, tradução e notas de António Marques e Valério Rohden, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992.
Heidegger, A origem da obra de arte, Lisboa, Edições 70, 1977.
Luigi Pareyson, Estética, Teoria da Formatividade, Petrópolis, Vozes,1993.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.