Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Workshops I

Workshops I

Código 13832
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Conhecer e ser capaz de aplicar as novas tecnologias no Design; Implementar protótipos através de projetos práticos; Desenvolver recursos intelectuais e tecnológicos com aplicação crítica das tecnologias disponíveis; Compreender a importância da humanização das tecnologias através da exploração, contextualização, discussão e aplicação de sistemas/displays visuais imersivos; Explorar, contextualizar e problematizar as novas tecnologias para o visionado de imagens estáticas/em movimento e o design/percepção do espacio tridimensional; Utilizar metodologias experimentais no desenvolvimento de projetos de caráter interdisciplinar; Trabalhar em equipa e novos contextos; Responder com criatividade e autonomia às exigências relacionais e organizacionais e cumprir as deadlines; Comunicar eficazmente perante distintos interlocutores num contexto profissional.
Conteúdos programáticos Análise e discussão de projetos interdisciplinares com interfaces multimédia avançadas; Interfaces de visualização; Estereoscopia; Projeções Urbanas Multimédia e VideoMapping; Estado da arte, conceitos e técnicas; Produção e adaptação de conteúdos 2D e 3D; Trompe-l'oeil; Técnicas de mapeamento; Desenvolvimento de projetos em grupo: calendarização dos projetos nas várias fases: conceito, definição e justificação, realização de protótipos/provas, produção, pós-produção e exposição/apresentação pública.
Bibliografia principal 1.
MAEDA, J. (2001). Design By Numbers, MIT Press
MAEDA, J. (2004). Creative Code, Thames & Hudson
2.
BUURMAN, G.M. (2005) Total Interaction: Theory and Practice of a New Paradigm for the Design Disciplines, Basel: Birkhäuser
COOPER, R. (2009). The Design Agenda, a Guide to a Successful Design Management. New York: Wiley
CHEN, C. (2006) Information Visualization: Beyond the Horizon, Springer
HALSKOV, K. (2002): Production Methods: Behind the Scenes of Virtual Inhabited 3d, Springer
MANOVICH, L. (2002). The Language of New Media, MIT Press
MAU, B. (2004). Massive Change, London: Phaidon
MEADOWS, M.S (2002): Pause & Effect: The Art of Interactive Narrative, New Riders Press
RIESER, M.; ZAPP, A. (ed.) (2002) New Screen Media, Cinema/Art/Narrative, London, British Film Institute
SOMMERER, C. (ed.) (2008). Interface Cultures, Artistic Aspect of Interaction, Transcript
SPENCE, R. (2007): Information Visualization: Design for Interaction, Pearson Education
Língua Português
Data da última atualização: 2020-02-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.