| Código |
14056
|
| Ano |
1
|
| Semestre |
S2
|
| Créditos ECTS |
6
|
| Carga Horária |
OT(15H)/TP(30H)
|
| Área Científica |
Gestão
|
|
Tipo de ensino |
As aulas desta UC são teórico-práticas. Nas aulas téoricas o professor expões os conceitos teóricos recorrendo a diverso material pedagógico disponibilizado na plataforma Moodle (e.g., slides, capítulos de livros, case studies). As aulas práticas visam a aplicação dos conceitos teóricos leccionados, assim os alunos têm: i) de resolver exercícios práticos, ii) analisar demonstrações financeiras de empresas e relatório de empresa e iii) outro material relevante (e.g., situações noticias na imprensa especializada). A análise e discussão de artigos científicos permite ao aluno ter uma abordagem mais conceptual das matérias leccionadas.
|
|
Estágios |
Não aplicável.
|
|
Objectivos de Aprendizagem |
O objetivo da UC é dotar os alunos com conhecimentos acerca de técnicas de avaliação de empresas e negócios de um ponto de vista conceptual mas também prático dotando os alunos com competências para compreender e discutir uma avaliação mas também participar na avaliação de empresas reais.
|
|
Conteúdos programáticos |
1. Introdução e conceitos fundamentais 2. Avaliação pela ótica patrimonial 3. Avaliação por comparação com o mercado 4. Previsão financeira 5. Avaliação pela ótica do rendimento 6. Custo do capital 7. Outros tópicos
|
|
Bibliografia principal |
Myers, R., Myers, S. & Allen, F. (2019). Principles of Corporate Finance. McGraw-Hill. NEVES, J.C. (2002). Avaliação de Empresas e Negócios, McGraw-Hill.
|
| Língua |
Português
|