|
Objectivos de Aprendizagem |
Esta UC tem objectivo conferir à/ao estudante conhecimento teórico da problematização filosófica do que é a natureza e o ambiente, bem como do relacionamento humano com a natureza e o ambiente. No final da UC, a/o estudante deve ter desenvolvido aptidões e competências: a) Básicas –Identificar e descrever as principais problemáticas tratadas pelo estudo filosófico da natureza e do ambiente b) Operacionais –Apreender e utilizar os conceitos e metodologias das principais propostas filosóficas no domínio, designadamente na formação de juízos ético-ambientais e de compreensão da relação com a natureza. c) Transversais –Desenvolver a capacidade auto-reflexiva sobre as questões ambientais de relacionamento com a natureza e compreensão da sua "natureza".
|
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A avaliação é composta pela elaboração de uma ecobiografia e de uma prova escrita de resposta aberta. Cada um dos elementos tem o peso de 45%. A participação activa tem um peso de 10%. Os momentos de avaliação cobrem as competências básicas de identificação e compreensão das noções e distinções fundamentais na problematização filosófica da natureza e do ambiente, sejam as competências operacionais de análise ético-política da problemática do ambiente e da ecologia no contexto contemporâneo, sejam as competências transversais, avaliadas especialmente na participação activa em aula.
|
|
Bibliografia principal |
Bennett, Janet (2010), Vibrant Matter - a political ecology of things, Duke University Press. Gros, Frédéric (2009/2023), Caminhar. Uma filosofia, Antígona. Guattari, Felix (1989), Três Ecologias, Papirus. Haraway, Donna (2016/2021), O Manifesto das Espécies Companheiras. Bazar do Tempo. Leopold, Aldo (1949/2023), Pensar como uma montanha, Editora Maldoror. Margulis, Lynn; Sagan, Dorion (2025), Gaia e Filosofia. Fora de Jogo. Naess, Arne (1989), Ecology, Community and Lifestyle. Outline of an ecosophy, Cambridge University Press. Pierron, Jean-Philippe (2021), Je est un Nous: enquête philosophique sur nos interdépendences avec le vivant, Actes Sud. Plumwood, Val (1993/1997), Feminism and the mastery of nature, Routledge. Plumwood, Val (2002), Environmental culture. The ecological crisis of reason, Routledge.
|