Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web, Móvel e na Nuvem
  4. Programação no Servidor

Programação no Servidor

Código 16236
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Objectivos de Aprendizagem O objetivo desta unidade curricular é abordar o desenvolvimento de aplicações baseadas em tecnologias web do lado do servidor. Em termos de aptidões, pretende-se cativar no(a) aluno(a) a sensibilidade e consciência critica para problemas específicos a esta área, nomeadamente no que se refere à especificação, design e implementação de APIs. Em termos de competências, pretende-se que o(a) aluno(a) seja capaz de: projetar e implementar autonomamente soluções web completas do lado do servidor; escolher o conjunto de tecnologias adequadas ao projeto; trabalhar com uma equipa na engenharia e desenvolvimento de software ou sistema direcionados para a web.
Conteúdos programáticos 1. Arquitetura de Serviços Web -Conceitos fundamentais de serviços web -Comunicação cliente–servidor -Endpoints e rotas -Arquitetura REST -Estrutura de mensagens 2. Formatos de Intercâmbio de Dados -JSON -XML -Conceito de serialização 3. Especificação de APIs -OpenAPI -Gestão de versões -Ferramentas para visualização 4. Desenvolvimento de APIs -Gestão de dependências -Frameworks para APIs -Criação de endpoints REST -Middleware -Tratamento de erros e exceções 5. Validação de Estruturas de Dados -Schemas de validação (JSON Schemas e XML Schemas) -Ferramentas e bibliotecas de validação 6. Armazenamento de Dados -Bases de dados não relacionais (NoSQL) -Bibliotecas de Mapeamento Objeto-Documento (ODM) 7. Mecanismos de Autenticação e Autorização -Conceitos de autenticação e autorização -Autenticação baseada em tokens -Fluxos de autenticação 8. Testes e Validações -Ferramentas de teste -Validação de respostas e códigos de status
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos desta unidade curricular são expostos em aulas teóricas (método expositivo e interativo) e a sua vertente prática é explorada em aulas práticas laboratoriais. Cada tipo de aula tem duas horas de contacto semanal. As aulas práticas regem-se por guias laboratoriais que os estudantes executam em computadores de laboratórios. Os trabalhos individuais e de grupo propostos são desenhados de modo a que os estudantes desenvolvam as capacidades técnicas descritas nos objetivos.
Bibliografia principal Abreu, L. (2011). HTML 5. FCA - Editora de Informática.
Pereira, A., & Poupa, C. (2013). Linguagens WEB (6ª ed.). Edições Silabo.
Freeman, E., & Robson, E. (2005). Head First HTML with CSS & XHTML. O'Reilly Media.
Musciano, C., & Kennedy, B. (2002). HTML & XHTML: The Definitive Guide (5th ed.). O'Reilly Media.
Meyer, E. A., & Weyl, E. (2017). CSS: The Definitive Guide (4th ed.). O'Reilly Media.
Vasconcelos, J. B. (2012). Python – Algoritmia e Programação Web. FCA - Editora de Informática.
World Wide Web Consortium (W3C). (n.d.). W3C resources. Retrieved from W3C.
Duckett, J. (2022). HTML and CSS: Design and Build Websites.
Young, A., Meck, B., Cantelon, M., Oxley, T., Harter, M., Holowaychuk, T. J., & Rajlich, N. (2017). Node.js in Action, Second Edition. Manning Publications.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-09-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.