Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Urbanística e Planeamento

Urbanística e Planeamento

Código 17836
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Urbanismo
Objectivos de Aprendizagem Objetivos: estudar as características gerais da Urbanística e do Planeamento em Portugal no contexto europeu
Competências:
1. Compreender as propostas da Urbanística e do Planeamento e analisar as suas potencialidades e problemas;
2. Compreender os principais instrumentos de Urbanística e de Planeamento Urbano, os seus objetivos e conteúdo considerando várias escalas de intervenção, âmbito nacional, regional, intermunicipal e municipal;
3. Compreender os tipos de uso do solo e o significado das áreas urbanas em comparação com os espaços rurais, no que concerne aos processos de edificar e de urbanizar;
4. Compreender as temáticas emergentes (tais como a habitação, a mobilidade suave, a resiliência dos territórios ou as cidades digitais) do Planeamento Urbano no contexto da Arquitetura.
Conteúdos programáticos 1. INTRODUÇÃO À URBANÍSTICA E AO PLANEAMENTO
a. Objetivos, significados e desafios
b. Papel do arquiteto numa atividade multidisciplinar
2. SISTEMA DE PLANEAMENTO URBANÍSTICO EM PORTUGAL
a. Objetivos e conteúdos
b. Instrumentos de gestão territorial: âmbitos nacional, regional, intermunicipal e municipal
c. Restrições aos usos dos solos: influência nos processos de edificar e urbanizar.
3. O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO EM PORTUGAL
a. Loteamentos e obras de urbanização
b. Requisitos técnicos e exemplos práticos
4. ASSUNTOS EMERGENTES DO PLANEAMENTO URBANO
a. A questão da habitação, soluções de mobilidade suave, o verde na cidade
b. Cidades digitais
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Frequência/Teste escrito (50%, 10 em 20).
Permitirá avaliar se os estudantes assimilaram as matérias lecionadas e obtiveram as competências definidas. O teste terá uma componente teórica e outra prática sobre os conteúdos programáticos e a análise de planos municipais desenvolvidos em ambiente de aula.
2. Trabalho prático com apresentação oral em ambiente de aula e relatório (50%, 10 em 20).
Será realizado um trabalho prático, uma proposta de intervenção urbana, incluindo a solução urbanística e o cálculo dos parâmetros urbanísticos, bem como a demonstração da sua conformidade com os conteúdos do Plano Diretor Municipal em vigor no local.
Bibliografia principal ADAMS, D.; TIESDELL, S.: Shaping Places, Urban Planning, Design and Development. Routledge, New York, 2013.
EU: "The New Leipzig Charter: the transformative power of cities for the common good", 30 november 2020, EU2020.de, European Union. 2020.
MARGARAS, Vasilis: "A New Policy Agenda for the EU:addressing cities' current challenges", Briefing Regional Policy, EPRS European Paliamentary Research Service, October 2025.
OLIVEIRA, Fernanda Paula: Novas Tendências do Direito do Urbanismo: de um Urbanismo de Expansão e de Segregação a um Urbanismo de Contenção, de Reabilitação Urbana e de Coesão Social. Almedina, Coimbra, 2011.
PARDAL, Sidónio, Lobo, Manuel Costa, Correia, Paulo V.D.: Normas Urbanísticas, Volume IV: Planeamento Integrado do Território, Elementos de Teoria Crítica. UTL, DGOTDU, Lisboa, 2000.
PURKARTHOTER, Eva: "Spatial Planning and the European Union: Europeanisation from within", Routledge Advances in Regional Economics, Science and Policy, Routhedge. 2025.
Língua Português
Data da última atualização: 2026-01-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.