Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Computação Criativa e Realidade Virtual

Computação Criativa e Realidade Virtual

1º Ciclo     Departamento de Informática

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Computação Criativa e Realidade Virtual

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
L331  
Área CNAEF 523
Publicação em Diário da República Despacho n.º 1185/2024
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 2023-10-12
Relatório de Autoavaliação
Registo DGES
ECTS 180
Outras Informações Valor de Propina: Nacionais 697€ / Internacionais 5000€ (Formas e Prazos de Pagamento)
Rótulo Texto

Concurso Nacional de Acesso  

Rótulo Texto
Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:
03 Desenho
10 Geometria Descritiva
16 Matemática

Vagas 20 (2024)
Nota Mínima (0-200) Provas de ingresso: 95
Nota de Candidatura: 100
Cálculo da Nota de Acesso Média do ensino secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais O objetivo maior (a missão) do curso é formar licenciados com um perfil esculpido na interseção entre a criatividade e as ciências e tecnologias da computação.

Pretende-se, pois, qualificar recursos humanos ao nível de licenciatura com uma formação sólida e abrangente em Computação Criativa que lhes permita dar resposta não só às necessidades das empresas e de outras organizações, mas também aos problemas de natureza multidisciplinar que apelam ao trabalho em equipa e à confluência dos domínios da computação, do design, da arte e, eventualmente, de outras áreas criativas do conhecimento.

Os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual estarão preparados para enfrentar os grandes desafios contemporâneos colocados pela emergência revolucionária da inteligência artificial e da realidade virtual em todas as áreas do saber, tendo sempre presentes as implicações sociais, económicas, éticas e legais que resultam do uso das ciências e tecnologias da computação.
Competências No final do curso, os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual estarão dotados de um conjunto aberto e multivariado de conhecimentos no domínio da computação, que lhes permitirão resolver problemas de natureza criativa e tecnológica e que exijam sentido crítico e capacidades de análise e de síntese.

Em concreto, os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual (CCRV) possuirão um leque vasto de competências e capacidades, nomeadamente:
- Interfaces humanas com o computador. A interação humana com o computador está no centro da transformação digital. Esta licenciatura fornece as competências necessárias para planear, projetar e programar essas interfaces e permite combinar o conhecimento técnico de programação com a experiência criativa em design de interfaces com o utilizador, design de jogos, tecnologias web, programação móvel e realidade virtual e aumentada.
- Design e desenvolvimento de jogos digitais. A indústria dos jogos digitais é uma das mais lucrativas a nível internacional. Este curso proporciona aos seus licenciados as competências e os conhecimentos necessários para desenhar e desenvolver jogos digitais, quer a nível criativo quer a nível tecnológico, incluindo fundamentos do design e do design de interação, boas práticas da programação multi-propósito, programação gráfica e renderização 3D, comunicações em redes de computadores, inteligência artificial e interação humana com o computador.
- Realidade virtual e aumentada (RV/RA). O rápido crescimento no desenvolvimento de aplicações comerciais para realidade estendida (XR) tem levado empresas de todos os setores a procurar designers, programadores e engenheiros com competências em RV/RA/XR. Prevê-se que o mercado de XR a nível global atinja os 400000 milhões de dólares em 2025. Um dos propósitos do curso de CCRV é dotar os seus licenciados com competências criativas e tecnológicas em XR para fazer face às necessidades da indústria e da sociedade em geral, nomeadamente: modelação 3D, iluminação e renderização 3D, animação computacional, captura de movimento, composição digital, bem como programação holográfica em óculos de realidade aumentada.
- Inteligência artificial generativa (IAG). A inteligência artificial generativa é uma das alavancas da transformação digital. O curso de CCRV tem por objetivo dotar os seus licenciados com competências na aplicação da IAG a vários domínios do conhecimento, incluindo arte, biologia, gestão, engenharia e negócios. Para isso, os licenciados deverão ser capazes de ter um conhecimento profundo da IAG, do seu impacto na produtividade e na automatização dos fluxos organizacionais, na pesquisa de dados, bem como os riscos e as questões éticas subjacentes à utilização de inteligência artificial em empresas e outras organizações.

Refira-se ainda que os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual ficam capacitados a ingressar num segundo ciclo de estudos em Computação, em Design, ou área afim.
Saídas Profissionais Estas competências e capacidades são muito procuradas, para não dizer urgentes, na indústria. Dado o carácter multidisciplinar do curso, os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual encontrarão oportunidades de carreira em diversas áreas do conhecimento, incluindo:
- Desenvolvimento web e aplicações;
- Experiência digital interativa;
- Desenvolvimento de produtos inteligentes;
- Internet das coisas;
- Desenvolvimento e design de jogos digitais;
- Visualização de fenómenos naturais e alterações climáticas;
- Desenvolvimento de sistemas de realidade virtual e realidade aumentada (e.g., cirurgia médica).

Antevê-se que os licenciados em Computação Criativa e Realidade Virtual venham a desenvolver vários perfis profissionais, entre os quais se contam os seguintes:
- Programador/tecnólogo criativo;
- Programador/engenheiro de software;
- Designer de aplicações móveis;
- Programador de aplicações móveis;
- Designer de aplicações web;
- Programador de aplicações web;
- Designer multimédia;
- Artista digital;
- Artista 3D;
- Designer de interfaces com o utilizador;
- Designer de experiência com o utilizador (UX);
- Designer de jogos digitais;
- Programador de jogos digitais;
- Designer XR;
- Programador XR;
- Programador de IA;
- Investigador em computação criativa;
- Professor em computação criativa;
- Empresário da indústria criativa.

Relativamente às principais empresas empregadoras, diria que o perfil destes licenciados é transversal a todos os setores de atividade, com destaque para as seguintes:
- Indústrias criativas (em geral);
- Indústria cinematográfica, a de animação em particular;
- Indústria de jogos digitais;
- Indústria da realidade virtual;
- Indústria de instrumentação médica;
- Indústria aeronáutica;
- Indústria automóvel;
- Indústria naval;
- Indústria de armamento;
- Indústria de formação profissional baseada em simuladores;
- Indústria farmacêutica.
Infraestruturas - Laboratório da Tecnologia da Linguagem Humana (LABTECH), Departamento de Informática.
- Cinubiteca, Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA). Sala de cinema para visionamento e discussão de filmes.
- Laboratórios de Multimédia, Departamento de Artes. Estes laboratórios destinam-se à produção e reprodução de obras multimédia.
- Ateliê de Design Gráfico, Departamento de Artes. Este espaço destina-se à edição de som e imagem, acesso à Internet e impressão de grandes formatos.
- Creative Lab, Departamento de Informática e Departamento de Artes. Este espaço destina-se ao design e desenvolvimento de atividades e projetos criativos.
- Media Lab, Departamento de Informática. Este laboratório dedica-se à investigação e ao desenvolvimento em computação gráfica e realidade virtual.
Todos os laboratórios estão equipados com material especializado e genérico, incluindo desktops, laptops, PDAs, impressoras, óculos de RV/RA, mesas táteis e digitalizadoras.

Departamento de Informática

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 081
1601
275 319 899

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Abel João Padrão Gomes  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Abel João Padrão Gomes

Comissões

Comissão Científica
Abel João Padrão Gomes
Frutuoso Gomes Mendes da Silva
Bruno Miguel Correia da Silva
Ilda Carla Mendes Inácio
Flávio Henrique de Almeida

Comissão de Coordenação Pedagógica
Abel João Padrão Gomes
Coordenadores Ano
Bruno Miguel Correia da Silva (1.º)
(2.º)
(3.º)
Delegados Ano
Rafael de Oliveira Pires Barradas Mascarenhas (1.º)
(2.º)
(3.º)

Comissão de Creditação
Abel João Padrão Gomes
Sebastião Augusto Rodrigues Figueiredo Pais
Frutuoso Gomes Mendes da Silva
Flávio Henrique de Almeida
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2024-02-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.