Ano:
Objetivos Gerais
|
O curso de Doutoramento em Engenharia do Papel visa formar recursos humanos altamente qualificados e autónomos, capazes de contribuir para alargar as fronteiras do conhecimento nas áreas da ciência e tecnologia da pasta, do papel, da sua transformação, e afins, realizando investigação fundamental ou aplicada. O curso é suportado por um amplo corpo docente Doutorado em Engenharia do Papel e Química e laboratórios devidamente equipados. A formação especializada, vocacionada para o ambiente universitário e empresarial, permitir-lhe-á desempenhar actividades ao nível da investigação, do desenvolvimento e da inovação, nomeadamente na optimização dos processos de transformação, na concepção e produção de produtos com propriedades funcionais inovadoras, bem como no desenvolvimento de processos e produtos económica e ambientalmente mais sustentáveis.
|
Competências
|
No final do curso, o estudante deve ter capacidade de compreensão e integração do conhecimento na área da ciência e tecnologia do papel e áreas afins.
O estudante deve ter adquirido competências, aptidões e métodos de investigação associados à área da ciência e tecnologia do papel e áreas relacionadas.
O estudante deve ter capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar trabalhos de investigação na área de Engenharia do Papel respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
No final do curso o estudante deve ser capaz de desenvolver investigação autónoma, ou em grupo, identificar oportunidades de inovação, e explorar os resultados da investigação.
Realizar um conjunto significativo de trabalhos de investigação originais que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação internacional em publicações sujeitas a arbitragem científica.
No final do curso o estudante deve ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas na área da ciência e tecnologia do papel.
No final do curso o estudante deve ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área de ciência e tecnologia do papel.
No final do curso o estudante deve ser capaz de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social e cultural. |
Saídas Profissionais
|
Docente e Investigador da Carreira Universitária e Politécnica; Carreira de Investigação; Investigação em instituições públicas e privadas de I&D; Profissional de engenharia com título de especialista.
|
Infraestruturas
|
O Departamento de Química encontra-se completamente equipado para apoio lectivo e de investigação na área da Ciência e Tecnologia do Papel (CTP). Para além dos laboratórios de investigação na área da Química, o departamento dispõe de infraestruturas laboratoriais específicas para a área da CTP, nomeadamente: Laboratório de Microscopia e Análise de Imagem; Laboratório Tecnológico de Pasta, Papel e Transformação; Laboratório de Investigação Química e Tecnologia Química; Laboratório de Ensaios Físicos e Impressão; Centro Tecnológico de Papel http://webx.ubi.pt/~mtp/. Existem, ainda, outros meios de âmbito geral da Universidade, nomeadamente: Biblioteca Central (aberta das 9 às 23h); A UBI disponibiliza aos docentes e investigadores as bases de dados das revistas e conferências científicas para consulta e "download"; Centro de Informática (aberto 24 horas); Serviço de redes (interna e externa); Serviço de acesso permanente à Internet (com correio electrónico, telnet e www). |