Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Dissertação/Estágio/Projeto

Dissertação/Estágio/Projeto

Código 12490
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 60
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Biotecnologia
Tipo de ensino Tutorial
Estágios O trabalho de investigação a desenvolver durante esta unidade curricular pode ser realizado nas instalações da Universidade da Beira Interior ou, em alternativa, em laboratórios ou empresas que desenvolvam actividade na área da Biotecnologia ou afins.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar e investigar de forma autónoma, interligando os conhecimentos adquiridos em diferentes UCs e sua aplicação em novos contextos, quer através da realização de um projeto individual de investigação científica, quer através da realização de uma Dissertação ou de um estágio em empresas.

No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:
- Delinear uma estratégia de investigação para dar resposta a um determinado problema, escolhendo as ferramentas mais adequadas aos fins a alcançar e estabelecendo conclusões e recomendações relevantes a partir dos resultados obtidos;
- Pesquisar, tratar, organizar, discutir e transmitir informação, oralmente ou por escrito, sobre um tema específico da área da biotecnologia;
- Aplicar a capacidade de resolução de problemas e pensamento matemático e crítico na análise de problemas novos, proposta de soluções e tomada de decisões;
- Trabalhar com princípios éticos
Conteúdos programáticos Os conteúdos programáticos são definidos entre o orientador e o estudante em função do plano de trabalho estabelecido, sob coordenação do Diretor de Curso e da Comissão de Curso de 2º ciclo de Biotecnologia. Pretende-se que o tema proposto na área da Biotecnologia, de natureza fundamental ou aplicado, desenvolvido na Universidade e/ou em parceria com empresas ou centros de investigação públicos e privados permita o desenvolvimento de competências de iniciativa, autonomia e multidisciplinaridade nos estudantes.
No seguimento do trabalho desenvolvido, elaboração e apresentação oral de uma dissertação, projeto de investigação ou de um relatório de estágio, segundo as regras estabelecidas para a concessão do grau de Mestre.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O trabalho de dissertação, de projetos ou estágio são orientados por um professor doutorado. A orientação pode ser assegurada em regime de co-orientação, quer por orientadores nacionais, quer por nacionais e estrangeiros, sendo sempre um deles afeto à UBI. No final desta UC é redigida uma dissertação / projeto /relatório que será apresentado em provas públicas, de acordo com o Regulamento do grau de Mestre da UBI e serão avaliados pelos membros do Júri de acordo com as regras e pesos definidos pela Comissão de Curso do 2º ciclo em Biotecnologia e que estejam em vigor à data da discussão da tese (critérios homologados 26/05/2020). A avaliação desta UC terá em conta o conteúdo científico/técnico do trabalho realizado, a qualidade da apresentação pública feita pelo estudante e a prestação do aluno perante a arguência dos membros do júri.
Bibliografia principal Bases de dados e fontes de informação especializada em função do tema escolhido para dissertação/estágio/projeto.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-11-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.