Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos de Cultura
  4. Cultura, Arte e Poder

Cultura, Arte e Poder

Código 13012
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cultura
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de: 1. Definir os vários conceitos estudados; 2. Caraterizar a cultura como um campo de conflitos e tensões permanentes quanto aos fins e quanto aos meios que ela envolve; 3. Reconhecer a centralidade das questões artísticas e culturais nas sociedades contemporâneas; 4. Avaliar a importância e os efeitos das várias políticas culturais em Portugal e noutros países.
Conteúdos programáticos Breve introdução aos conceitos de arte, cultura e poder. A reprodutibilidade técnica e as novas condições da arte e da cultura nas sociedades contemporâneas. A distinção entre cultura popular, alta cultura, cultura de massas, culturas marginais e contracultura; a natureza política de tais distinções. Os usos políticos da cultura: sujeição vs. emancipação; alienação vs. esclarecimento; dominação vs. reconhecimento; distinção vs. igualdade. Cultura e globalização: o centro e as periferias; homogeneização, miscigenação e resistência. As políticas de cultura: a tensão entre políticas públicas e mercado; as políticas dirigistas da cultura. Estudo de casos de políticas culturais em Portugal e noutros países.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas assumirão a forma de seminário, centrado em dois tipos de atividades: a) a apresentação, pelo docente e/ou estudantes, e respetiva discussão, de textos previamente fornecidos pelo docente; b) a apresentação, pelos estudantes, e respetiva discussão, de trabalhos de investigação sobre casos de políticas culturais. a desenvolver ao longo do semestre.
A avaliação dos estudantes incidirá sobre os seguintes elementos, com o peso indicado: apresentação de texto na aula (40%); trabalho de investigação escrito sobre um caso de políticas culturais locais, a apresentar e discutir em sessão a agendar para o efeito (60 %).
Bibliografia principal Appadurai, A. (2004). Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema. Benjamin, W. (1987). Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, Volume I. São Paulo: Brasiliense. Bourdieu, P. (1983). Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. Canclini, N. G. (2008). Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP. Conferência do Porto Santo (2021). Carta do Porto Santo. Gama, M. & Costa, P. R. (Eds.) (2021). Políticas culturais municipais: Análise de documentos estruturantes em torno da cultura (pp. 15–35). CECS. Mamede, R. P. & Silva, P. A. (Coord.) (2002). O estado da nação 2020: Valorizar as políticas públicas. Lisboa: ipps_iscte. Nussbaumer, G. M. (Ed.) (2007). Teorias e políticas da cultura: Visões multidisciplinares. Salvador: Edufba. Rubim, A. & Rocha, R. (Eds.) (2012). Políticas culturais. Salvador: EDUFBA. Serra. P., & Serra, B. (2017). Democracia e diversidade cultural. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 4(2), 21 – 52.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.